Nicolino de Lucca, o Bolão, completa 60 anos em outubro
Publicada em 02/10/2013 às 09:41O Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, completa 60 anos de existência em outubro. A comemoração vai rolar até o dia 16, quando a Secretaria Adjunta de Esportes programou uma grande festa para lançar e apresentar um selo comemorativo da data.
Especial Bolão 60 anos
Álbum de fotos 60 anos de Bolão
Jurandir Ienne relembra equipe imbatível do atletismo
Em parceria com os Correios, o selo e o carimbo comemorativos, criados pela Secretaria de Comunicação Social, vão circular durante um mês em todas as correspondências emitidas na cidade.
“É uma alegria muito grande participar juntamente com a equipe da Secretaria de Comunicação Social na elaboração deste selo. É o registro histórico do mais importante equipamento esportivo de Jundiaí”, disse Cristiano Guimarães, secretário de Comunicação.
O secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, afirmou que “todas as pessoas que fizeram a história do Bolão estão sendo reunidas. É um símbolo da cidade e pretendemos fazer uma revitalização no local, pensando na acessibilidade e, finalmente, em atender uma demanda antiga que é a criação do museu.“
No dia 16 de outubro, além do selo, ocorre a apresentação de danças para comemorar a data.
A Secretaria de Comunicação Social também produziu uma série de reportagens especiais que contam a história do complexo esportivo. Por meio de vários personagens que fizeram parte destes 60 anos, a pasta busca resgatar toda a glória e pompa que o popular ‘Bolão’ trouxe para o município. A série começa nesta terça-feira (1), com Jurandir Ienne.
História
O Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, foi inaugurado dia 4 de outubro em 1953 pelo prefeito Luiz Latorre para ser utilizado na disputa do 18º Jogos Abertos do Interior. O primeiro jogo realizado foi de basquete feminino entre Jundiaí e Itatiba. A primeira cesta oficial foi marcada pela jogadora de Jundiaí Neyde Carlos Pereira, a “Ponce de Leon”.
O projeto é do arquiteto Vasco Antônio Venchiarutti, que por dois mandatos (1948-1951; 1956-1959) governou a cidade. Tratava-se, para a época, de uma proposta bastante inovadora: um dos maiores vãos livres sob cúpula de concreto até então construídos. Graças a este projeto, ele recebeu o 2º prêmio arquitetura ‘Governo de São Paulo’ no salão paulista de Belas Artes
Por todo o envolvimento e dedicação no processo de construção, o ginásio recebeu o nome do Dr. Nicolino de Lucca, médico e grande jogador de xadrez. Em 1984, foi feita uma ampliação no complexo, com a construção do edifício anexo, das quadras poliesportivas e da pista de atletismo.
O Bolão já foi sede da equipe de vôlei Leites Nestlé, do time de basquete do Corinthians (que tinha Oscar Schmidt como astro) e a casa do Perdigão/Divino de Magic Paula, no basquete feminino.
O local foi palco de grandes eventos, não só esportivos como culturais e educativos. Os Harllen Globe Trothers, o American Stard, a seleção uruguaia e a seleção brasileira de basquete passaram pelas quadras do ginásio. Em 1971, o presidente general Emílio Garrastazu Médici veio até Jundiaí, no Bolão, entregar diplomas para 5 mil estudantes do extinto Mobral.
Hoje, o conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca é composto pelo ginásio de esportes, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo, piscinas descoberta e coberta aquecida, além de abrigar o edifício da Escola de Educação Física (Esef) de Jundiaí.
Fábio Frattini Manzini
Foto: Paulo Grégio
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
28/05/2024
Dia do Desafio tem uma série de atividades o dia todo no Bolão nesta quarta (29)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original