Douglas Tufano se encontra com alunos do Centro de Línguas

Publicada em 03/10/2013 às 17:04

Com objetivo de enriquecer o curso de italiano oferecido pelo Centro de Línguas Antonio Houaiss, os alunos foram convidados a participar de um encontro com o professor Douglas Tufano. Na ocasião, assistiram e comentaram o filme “A marcha sobre Roma”, no auditório Elis Regina.

A ideia das professoras de italiano Maria Eugênia Savietto e Marília Reis é buscar formas de enriquecer o vocabulário dos alunos e ampliar a cultura. “Assistindo ao filme em italiano, os alunos praticam o idioma e, ao mesmo tempo, adquirem cultura do país”, explica Maria Eugênia.

Professor, escritor e responsável por projetos culturais

Professor, escritor e responsável por projetos culturais

A diretora do Centro de Línguas, Mara Lígia Biancardi, lembra que “encontros para assistir filmes é uma excelente prática para o idioma, pois além do filme tem o encontro dos alunos que só falam em italiano o tempo todo e, dessa forma, aumentam o vocabulário e aperfeiçoam a pronuncia”.

“A marcha sobre Roma”
O professor Douglas Tufano foi convidado para o encontro com os alunos, pois desenvolve um projeto no Museu Histórico e Cultural sobre Cinema e História, onde um grupo de 30 pessoas se reúne para assistir a filmes franceses e italianos e depois comentar os detalhes.

“Da mesma forma que o grupo assiste ao filme e comenta, os alunos do curso de idiomas tiram proveito também. Eles vão se familiarizar com a língua, com expressões, com o jeito de falar dos personagens, neste caso, com os italianos, o que enriquece o aprendizado”, destaca o professor Tufano.

O filme “Marcha sobre Roma” tem 61 anos e conta o episódio de 1922, quando a Itália estava em crise e desacreditada, terreno fértil para a ascensão de regimes autoritários, como o fascismo. “Os alunos aprendem com a história e têm a oportunidade de ver pessoas do povo falando o idioma ao mesmo tempo em que contam a história. Tudo isso enriquece o aprendizado do idioma”, completa Douglas Tufano.

Além de professor, ele desenvolve projetos culturais ligados à arte e é escritor. Durante a exibição do filme, algumas paradas estratégicas chamam a atenção dos alunos para expressões, a história, pronúncia de palavras pelos italianos. Ele diz que “cada detalhe é importante para o aluno”.

Rosana Pagano
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/03/douglas-tufano-se-encontra-com-alunos-do-centro-de-linguas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original