Saúde mental reduz fila de espera em 85% na cidade

Publicada em 04/10/2013 às 17:07

Uma série de medidas adotadas pela Secretaria de Saúde conseguiu, neste ano, a redução da fila de espera de saúde mental de mais de 3 mil pessoas em janeiro para menos de 400 pacientes em setembro. O resultado, confirmado nesta sexta-feira (4) pelo coordenador de área, Vito Vicente Gapit, caminha para a meta de chegar a 2014 com uma fila de espera “de menos de um mês” para os moradores de Jundiaí.

Tudo sobre a Campanha Outubro Rosa

Cláudio Miranda em visita ao ambulatório: ajustes melhoram setor

Cláudio Miranda em visita ao ambulatório: ajustes melhoram setor

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, afirma que o resultado está dentro dos objetivos de melhorar a qualidade do atendimento da rede pública, como ocorreu com exames e cirurgias eletivas.

Um dos principais motivos da redução foi a criação dos Núcleos de Apoio de Saúde da Familia (NASF). “São equipes formadas por psiquiatra ou psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional e mais outro profissional, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou educador físico, que atuam na agenda de uma determinada região”, explicou Vito.

As duas equipes já montadas atendem unidades da Região 1 (UBS Novo Horizonte, UBS Eloy Chaves, UBS Fazenda Grande, UBS Retiro, UBS Guanabara, UBS Traviú, UBS Tulipas e UBS Sarapiranga e UBS Hortolândia) e da Região 2 (UBS Agapeama, UBS Central, UBS Comercial, UBS Rami, UBS Rio Branco, UBS Santa Gertrudes, PSF Jardim Santa Gertrudes, USF Vila Ana e USF Vila Esperança). O agendamento é feito diretamente nas unidades desses bairros.

“Essas regiões estão com a fila praticamente zerada nesse novo modelo. Uma terceira equipe está quase pronta para a Região 3 e estamos com a quarta equipe em formação para a Região 4”, afirma Vito sobre o estágio atual da reestruturação do setor.

Apoio 24 Horas
A Coordenação de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, é formada também pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS Adulto), o Centro Especializado em Crianças e Adolescentes (CAPS Infantil) e o centro especializado em dependência de álcool e drogas (CEAD) – este último em tramitação burocrática para passar a funcionar 24 horas nas orientações de emergência.

“Estamos trabalhando ainda na preparação de um grupo de leitos psiquiátricos depois de transferência da Farmácia Central, no prédio da antiga Casa de Saúde, que em grande parte já abriga o PA Central 24 Horas. E também continuam as providências para o futuro consultório de rua”, explicou Vito.

Os procedimentos do setor incluem ainda os planos de utilização do futuro centro de geração de trabalho e renda, com obras em andamento na região do bairro Torres de São José.

Ambulatório de Saúde Mental, no Centro, ganhou reforço de equipes

Ambulatório de Saúde Mental, no Centro, ganhou reforço de equipes

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/04/saude-mental-reduz-fila-de-espera-em-85-na-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original