Nicolino de Lucca/60 anos: Primeiras pedaladas de Israel Bernardi

Publicada em 07/10/2013 às 16:21

Um dos maiores esportistas de Jundiaí, o ciclista Israel Bernardi, 72 anos – 54 deles dedicados ao ciclismo – tem a história ligada ao Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão. Foi em frente a este ícone do esporte local que a trajetória dele no ciclismo começou.

Mais
Veja o álbum de fotos do Bolão
Todas as reportagens do Especial
Nicolino de Lucca/60 anos: Ponce de Leon recebe homenagem

Israel Bernardi e o primeiro troféu: conquista em frente ao Bolão

Israel Bernardi e o primeiro troféu: conquista em frente ao Bolão

Em 1957, Israel foi convidado para participar da Olimpíada Archimedes na categoria juvenil. “Eu tinha 16 anos e foi a primeira prova ciclística de Jundiaí e também a minha. Eram 10 voltas no entorno do Bolão, a saída e a chegada foram na entrada do ginásio. Eu ganhei e isso me motivou para continuar no esporte. Foi uma alegria só”.

Numa sala repleta de troféus e medalhas, o ciclista mostra com o orgulho o primeiro deles, conquistado exatamente nessa prova. “Eu vestia a camisa do Clube São João e me lembro quando retornei ao clube, fizeram a maior festa. Minha história começou em frente ao Bolão”, disse.

A vitória em 1957 foi a primeira de Israel Bernardi. Atualmente, ele coleciona mais de 800 troféus.

Para o ciclista, o Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, é mais do que um local de atividades esportivas. “Sempre frequentei e lembro da inauguração. É minha segunda casa. Nós, do ciclismo, temos uma sala ali, a 35, onde deixamos nossas bicicletas. Pelo menos duas vezes por semana eu passo lá para ver nosso material”.

Ele doou mais de 250 troféus para o museu do Bolão. “São da nossa equipe e alguns meus”, explicou ele, que guarda a maioria deles em casa.

Carriola
Nos anos 1980, acontecia em Jundiaí provas tradicionais de corrida de carriolas na Ponte São João, bairro onde Israel mora.

“Eu ia treinar na pista do Bolão para essas provas e eu ganhei várias. Era um barato. Só tenho recordações boas de lá”, disse Israel, que há duas semanas foi eleito o Mister Terceira Idade na categoria C. Agora ele está pronto para disputar os Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes. E lá se vão 53 anos de participação neste tipo de competição, sempre com a inseparável bicicleta como companheira.

Israel Bernardi e a equipe de ciclismo de Jundiaí

Israel Bernardi e a equipe de ciclismo de Jundiaí

Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/07/bolao60anos-primeiras-pedaladas-e-conquistas-de-israel-bernardi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original