Jundiaí lança as obras do primeiro ‘mini-hospital’

Publicada em 07/10/2013 às 18:04

O prefeito Pedro Bigardi comandou nesta segunda-feira (7) o lançamento das obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas do município, a UPA Novo Horizonte. Localizada na zona Oeste, vai atender uma região de grande crescimento com alta capacidade de consultas, exames, pequenas cirurgias e até mesmo internações de curto período. A inauguração está prevista para acontecer no final de 2014.

Mais
UBS Vila Aparecida discute reterritorialização
Saúde mental reduz fila de espera em 85% na cidade

A iniciativa faz parte do Programa de Metas do governo municipal, que reúne as obrigações do poder público com a população ´para os próximos 4 anos. “Este é um ato simbólico para marcar uma reestruturação completa do sistema de saúde da nossa cidade. Em vez de termos uma sobrecarga no Hospital São Vicente, misturando diversos tipos de casos, teremos soluções mais imediatas e próximas”, afirmou.

Moradores do Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí participaram

Moradores do Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí participaram

A unidade, também chamada popularmente de “mini-hospital”, vai ter oito consultórios, salas de emergência e pequenas cirurgias, exames de radiografia e ultrassom e ainda 16 leitos para internações curtas. O espaço ainda prevê uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Outros projetos no modelo UPA também estão aprovados para a zona Leste (Ponte São João), zona Sul (Vila Progresso) e zona Norte (Hortolândia-Cecap).

“Conseguimos implementar o PA Central 24 Horas em apenas 70 dias de governo, aliviando o São Vicente. Mas as unidades nos bairros descentralizam e garantem velocidade no tempo de atendimento, que é fundamental para a sobrevivência em muitos casos”, explicou o secretário da Saúde, Cláudio Miranda.

A resolução do projeto da UPA Novo Horizonte foi uma conquista da Secretaria de Obras. “Colocamos nossas equipes para detalhar os aspectos pendentes nesse setor, que é uma prioridade de governo. Ele tem o dobro do tamanho indicado pelo Ministério da Saúde”, comentou o secretário José Roberto Aprillanti Júnior.

Os recursos federais representam R$ 2,2 milhões do investimento de um total de R$ 5,52 milhões.

O próximo projeto a ser licitado, em etapa final de detalhamento, é a UPA Ponte São João. Antes disso, ainda em novembro, o secretário Cláudio Miranda prevê a abertura do Pronto Atendimento (PA) Retiro 24 Horas, também na zona Oeste, com o remanejamento da unidade básica de saúde que funciona atualmente em conjunto com o pronto atendimento atual (de horário limitado).

Alívio
Para a agente comunitária de saúde Janaína Valéria da Silva Araújo, da UBS Novo Horizonte, o início das obras representa a novidade mais importante dos últimos tempos. “Ao permitir que tenhamos um atendimento de urgências na região, vamos evitar muitos óbitos causados pela distância”, analisou.

Integrante do conselho gestor, José Paulo de Assis afirmou que o cadastro de usuários da unidade está próximo de 35 mil pessoas e a demanda por serviços previstos para a nova unidade é concreta. “O diálogo mantido pela Prefeitura com os bairros é essencial”, ressaltou, ao lado do presidente da associação de moradores, José Bessa, que também participa do chamado Coletivo Vetor Oeste.

Além da UPA, o secretário Cláudio Miranda destacou também a chegada de uma nova unidade de saúde da família (PSF) no bairro – incluindo dois consultórios odontológicos. “E temos planos também de ampliar a atual UBS Novo Horizonte”, afirmou.

O prefeito Pedro Bigardi e os secretários Júnior Aprillanti e Cláudio Miranda

O prefeito Pedro Bigardi e os secretários Júnior Aprillanti e Cláudio Miranda

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/07/jundiai-lanca-as-obras-do-primeiro-mini-hospital/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original