UBS Vila Aparecida discute reterritorialização

Publicada em 07/10/2013 às 18:08

A contratação de mais um médico clínico geral na unidade básica de saúde (UBS) Vila Aparecida foi um dos pontos da reunião realizada nesta segunda-feira (7), com conselheiros e moradores e o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. Mas um tema central continua sendo a nova distribuição de atendidos entre as unidades da Vila Aparecida e do Jardim São Camilo, que vai mudar de endereço e gerou um estudo técnico sobre o melhor arranjo para os moradores próximos.

Mais
Jundiaí lança as obras do primeiro ‘mini-hospital’

“Estamos concluindo esse tipo de estudo, chamado reterritorialização. Vamos promover uma reunião pública em breve para fecharmos o assunto”, explicou o secretário.

Reunião na UBS Vila Aparecida: elogios à unidade e pedidos de reforços

Reunião na UBS Vila Aparecida: elogios à unidade e pedidos de reforços

Para alguns moradores, a mudança não pode causar sobrecarga na unidade. Um dos motivos é que a UBS Vila Aparecida já abrange atualmente a região da Ponte São João, que passa por um aumento populacional criado pelos novos conjuntos residenciais implantados no bairro.

De acordo com Ione Fonseca, uma das integrantes do conselho gestor da unidade, o atendimento é bom mas a equipe possui um limite. Foi informada dos planos da Secretaria de Saúde de utilizar, depois dos concursos públicos, a alternativa da contratação terceirizada nos casos indispensáveis. “Estamos fazendo isso com setores como a neurologia e a ortopedia”, explicou Miranda.

O sistema pode ser acionado para cobrir a falta de um médico clínico geral que hoje acontece na unidade. Sobre o tempo de espera em consultas ou procedimentos, foram mostradas informações sobre a redução de filas neste ano e a liberação das cotas que limitavam exames em unidades entre outubro e dezembro deste ano.

Informatização
“No ano passado sobraram exames e também filas. Vamos melhorar isso apenas com o investimento em informatização que estamos fazendo”, disse Miranda. Como exemplo, usou a Unidade de Pronto Atendimento (PA) 24 Horas da Ponte São João, que deve surgir em 2014, para destacar que é preciso acesso a exames e histórico do paciente tanto pela UBS quanto pela UPA.

Para Adriano Temponi, da Associação de Moradores Fernão Dias Paes Leme, a reunião foi importante. “O pessoal da Vila Rossi estava preocupado com o remanejamento de unidade, mas parece que vai ser bem encaminhado”, disse. A reunião também contou com a presença do vereador José Carlos Ferreira Dias.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/07/ubs-vila-aparecida-discute-reterritorializacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original