Prefeitura divulga dicas de prevenção da catapora

Publicada em 08/10/2013 às 19:31

Com o aumento de casos de varicela verificado em todo o País, a Secretaria de Saúde informa as medidas preventivas que devem ser adotadas pela população para o controle da doença, organizadas pela Vigilância Epidemiológica.

Mais
Jundiaí lança as obras do primeiro ‘mini-hospital’

A varicela (“catapora”) é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster. Ela é mais comum em crianças entre 1 e 10 anos, porém pode ocorrer em pessoas suscetíveis (não imunes) de qualquer idade. Na maioria das vezes, principalmente em crianças, a doença evolui sem consequências mais sérias. A infecção, por outro lado, confere imunidade permanente.

Modo de transmissão
O contágio ocorre de pessoa a pessoa, por meio de contato direto ou de gotículas de saliva que são eliminadas no ar quando o paciente infectado fala, tosse ou espirra. Raramente pode ocorrer a transmissão através do contato com lesões de pele. Indiretamente é transmitida através de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

O período de incubação varia entre 14 a 16 dias e pode chegar a 20 dias após o contato. Já o período de transmissibilidade varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas (bolhas). Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.

O risco de transmissão de varicela existe em qualquer lugar do mundo, especialmente nas áreas urbanas com grandes aglomerados populacionais. É uma doença altamente transmissível, comum em crianças. A varicela pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que se estende do fim do inverno até a primavera (agosto a novembro), sendo comum, neste período, a ocorrência de surtos em creches e escolas.

Sintomas
Em crianças, em geral, as manifestações iniciais da varicela são as lesões de pele. Em algumas pessoas (mais comum em adultos) pode ocorrer febre e prostração, um a dois dias antes do aparecimento das lesões cutâneas. As lesões de pele surgem como pequenas manchas vermelhas elevadas, que em algumas horas tornam-se vesículas (“pequenas bolhas com conteúdo líquido claro”), das quais algumas se rompem e outras evoluem para formação de pústulas (“bolhas com pus”) e posteriormente (em 1 a 3 dias) formam-se crostas.

As primeiras lesões comumente aparecem na cabeça ou pescoço, mas a medida que estas evoluem, rapidamente vão surgindo novas lesões em tronco e membros e também em mucosas (oral, genital, respiratória e conjuntival), sendo frequente que os diferentes estágios evolutivos (pápulas, vesículas, pústulas e crostas) estejam presentes simultaneamente. A evolução para a cura, comumente, ocorre em até uma semana, embora lesões crostosas residuais possam persistir por 2 a 3 semanas.

Medidas de prevenção
Tratamento

Fontes: Guia de Vigilância Epidemiológica – 7ª Edição – Ministério da Saúde, Informe Técnico: Imunoprofilaxia para Varicela – CVE.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/08/prefeitura-divulga-dicas-de-prevencao-da-catapora/
Leia mais sobre