‘Resgate Animal’ estreia com destaque para Jundiaí

Publicada em 08/10/2013 às 19:08

Comparado a uma superprodução cinematográfica, o documentário “Resgate Animal” estreia nesta terça-feira (8), às 23h, no canal Animal Planet, com uma participação da organização não-governamental Mata Ciliar, de Jundiaí, no alerta sobre o ataque aos animais silvestres causados pelo tráfico de animais e crescimento urbano descontrolado.

Mais
Mais sobre o documentário
Mata Ciliar é referência de trabalho ambiental
Projeto Cadeira de Rodas inicia levantamento

“A produção tem alta qualidade e reconhece o trabalho dessa entidade, que tem forte papel educativo. É um alerta com uma linguagem de ação, que envolve os jovens”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, ao participar de ato realizado na sede da entidade.

Onça suçuarana socorrida pela Mata Ciliar: momentos de urgência, cuidados médicos e ação na TV

Onça suçuarana socorrida pela Mata Ciliar: momentos de urgência, cuidados médicos e ação na TV

O prefeito destacou que, enquanto deputado, conseguiu viabilizar uma viatura para resgate de animais à associação. “É um grande orgulho participar dessa história e ver no filme que o veículo é importante e aparece em diversos momentos.”

O evento contou com a presença do ambientalista Fábio Feldmann, autor do capítulo sobre meio ambiente da Constituição Brasileira, há 25 anos, e também do presidente da Tetra Pak; Fernando Von Zuben, que idealizou o projeto há cinco anos, quando colaborava com painéis para as caixas de transporte de felinos da Mata Ciliar.

Mostrando como a questão dos animais silvestres está escondida sob o crescimento das áreas metropolitanas, o programa tem seis episódios. No primeiro, são mostradas uma onça parda que invadiu um loteamento na grande São Paulo, uma jaguatirica agonizante em um canavial de São José do Rio Preto e um cachorro do mato que sofreu uma pancada no crânio perto de uma rodovia.

“Foram centenas de horas para depois editarmos episódios de meia hora. Dessa maneira, temos o ciclo completo do problema, do resgate, do tratamento médico, da recuperação e da soltura”, afirma o produtor Maurício Dias, da Grifa Filmes, que cuidou do trabalho ao lado da Gullane, com apoio do Ministério da Cultura.

O resultado, com trilha sonora de filmes de ação (ou drama, em casos onde não foi possível recuperar o animal), é surpreendente ao público e até aos envolvidos, porque o roteiro é organizado posteriormente e agrupa as imagens por temas.

“Ficamos muito felizes porque mostra um trabalho não apenas nosso, mas dos defensores da natureza”, afirma a diretora técnica da Mata Ciliar, Cristina Adami.

Entre os profissionais valorizados na série estão veterinários, biólogos, cientistas, guardas florestais, policiais ambientais e bombeiros de diversas instituições agindo em tempo real para salvar a vida de animais expostos ao perigo.

Além do episódio de abertura, a série continua nas noites de terça-feira, com episódios sobre o resgate de um veado, um bugio eletrocutado, um sagui fujão e um bicho preguiça (dia 15), uma onça parda, um gambá do condomínio, uma macaquinha ferida e um gato maracajá dentro da máquina de lavar (dia 21), um gavião preso no cerol e um banco de canários vítimas de traficantes (dia 28), uma onça suçuarana obesa e filhotes de gato maracajá perdidos (dia 5 de novembro) e macacos maltratados, um gato mourisco encontrado no passeio de um casal e uma capivara acuada (dia 12 de novembro).

Um dos efeitos secundários da série é mostrar que os grandes empreendimentos e até mesmo as rodovias existentes ou ampliadas precisam considerar os corredores de circulação da vida animal e vegetal, usando tecnologias atuais para a boa convivência. O ciclo do filme deve ser o canal a cabo, depois o DVD, depois a tevê aberta e a distribuição pela internet.

Fernando Von Zuben e Cristina Adami, com produtores e visitantes no lançamento da superprodução

Fernando Von Zuben e Cristina Adami, com produtores e visitantes no lançamento da superprodução

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/08/resgate-animal-estreia-com-destaque-para-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original