Secretário de Cultura visita escolas de dança

Publicada em 10/10/2013 às 18:45

Dando sequência às visitas nas escolas de dança de Jundiaí, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, visitou nesta semana a Escola de Ballet DAC (Dança e Aperfeiçoamento Corporal) e a Danzaria Estúdio de Dança.

Tércio no estúdio Danzaria: “Estamos estudando formas de atuação para ampliar a cultura na cidade”

Tércio no estúdio Danzaria: “Estamos estudando formas de atuação para ampliar a cultura na cidade”

Fundada há 13 anos, a DAC tem o balé clássico como principal linha de atuação. “Seguimos a linha clássica e acadêmica. Aqui os alunos têm muita dedicação e entendem o balé como uma carreira profissional. Muitos já foram embora e hoje fazem parte de grandes companhias”, conta Jamile Mirabelli, diretora artística.

“Estamos estudando diversas formas de atuação para ampliar a cultura na cidade para o acesso da população a todos os segmentos artísticos, com qualidade e continuidade dos programas”, afirma o secretário sobre a possibilidade de oferecer bolsas de estudos para crianças e jovens na área da dança, por exemplo.

Na DAC, a principal linha de atuação é o balé clássico

Na DAC, a principal linha de atuação é o balé clássico

Jamile contou sobre seu aluno de 9 anos que recebeu prêmio revelação no Festival de Dança de Joinvile (SC). “A cidade é berço de muitos talentos. Infelizmente muitos têm a vocação artística e precisam de apoio. Esta proximidade com o poder público irá possibilitar muitas melhorias na cidade.”

Danzaria
Com cinco anos de atuação, o escola conta hoje com 150 alunos e oferece modalidades de balé clássico, jazz, dança contemporânea, técnica de ponta, condicionamento físico para bailarinos e dança para bebês. “A partir de 1 ano e meio, as crianças podem ter contato com a dança e música. As aulas ajudam no desenvolvimento infantil de forma lúdica através desta arte”, explica Juliana Falsarella, diretora e professora da escola ao lado de Priscila Cruz.

“A alta competitividade nas escolas de dança de Jundiaí atrapalham o crescimento do segmento. Há dois anos tivemos um grande festival com a participação de todas academias, que se reuniram para arrecadar recursos para um jovem bailarino que havia ganho uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Apresentamos o ‘Quebra Nozes’ e foi um momento belíssimo de união e troca de experiências”, relembra Priscila.

Para o secretário de Cultura, a competição é saudável, porém a rivalidade atrapalha o crescimento profissional. “Esta situação é natural, por isso a secretaria está estudando formas para ampliar a discussão do segmento e oferecer atividades que irão engrandecer as escolas, seus profissionais e os alunos.”

Flávia Alves
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/10/secretario-de-cultura-visita-escolas-de-danca/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original