Jundiaí terá 397 atletas nos Jogos Abertos de Mogi das Cruzes

Publicada em 14/10/2013 às 18:15

A 77ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, que este ano será disputado em Mogi das Cruzes, começa nesta quarta-feira (16) e vai até o dia 26 de outubro. Jundiaí terá 397 atletas na disputa da competição. Ao todo, a delegação jundiaiense terá 582 pessoas, entre atletas, comissão técnica e equipes de apoio, manutenção, transporte, administração e médica.

Mais
Acesse o site dos Jogos Abertos de Mogi das Cruzes

Vôlei feminino está pronto para os Abertos

Vôlei feminino está pronto para os Abertos

A cidade vai disputar as seguintes modalidades: Atletismo e Atletismo PCD, Basquete, Biribol, Bocha, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Malha, Natação e Natação PCD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez.

“Assim como falei antes dos Jogos Regionais, não estou preocupado com o resultado. Os atletas estão motivados e estou satisfeito com o trabalho desenvolvido por nossos técnicos. Nosso objetivo é o de formar atletas. Focamos o trabalho nos complexos esportivos, valorizando nosso profissional e o esporte como ferramenta educacional.

Algumas cidades preferem contratar, visando só o resultado e depois perdem o vínculo com os atletas”, disse o secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes. “Nossos atletas terão a oportunidade de competir com equipes de alto rendimento e acho importante isso para eles”.

Neste ano Jundiaí volta a disputar a 1ª divisão, depois da conquista dos Jogos Regionais, em julho. No ano passado, a cidade disputou a 2ª divisão e ficou na quarta colocação. Em 2011, ano que a cidade disputou pela última vez a 1ª divisão, ficou na 11ª posição.

A cerimônia de abertura está marcada para esta quarta-feira (16), a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, no Mogilar. Jundiaí participará na 1ª Divisão da competição, ao lado de Araraquara, Jacareí, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto, além de Mogi das Cruzes.

A delegação de Jundiaí ficará alojada na Escola Estadual Laurinda Cardoso Mello Freire, na rua Felipe Camarão, 221, no bairro Jardim Universo, e terá como chefe de delegação a professora Alesandra Amorim. Petrus Esteves Teixeira será o auxiliar.

Regulamento
Em 2013, o regulamento dos Jogos Abertos foi alterado pelo Governo do Estado de São Paulo. A disputa acontecerá apenas na categoria livre, em duas divisões: Primeira e Segunda. A categoria Sub21 foi extinta.

Ficou definida também a inclusão da divisão especial em algumas modalidades. Apenas a ginástica artística terá duas categorias e o futebol masculino passa ser Sub20 e não mais Sub21.

Outra novidade é a liberação da participação de atletas federados na competição. Desta forma, o competidor com vínculo a uma federação poderá ser inscrito por qualquer cidade sem restrições – o que era proibido nas últimas edições.

“Este novo formato prejudica cidades como Jundiaí, que tem o objetivo de formar atletas”, concluiu Cristiano Lopes.

Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/14/jundiai-tera-397-atletas-nos-jogos-abertos-de-mogi-das-cruzes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original