Nicolino de Lucca: Rita e a ligação direta com o ginásio
Publicada em 14/10/2013 às 18:36Coordenadora da seleção brasileira e técnica das equipes de handebol de Jundiaí, Rita Orsi tem a vida ligada ao Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, que completou 60 anos dia 4 de outubro. A relação dela com o local começou na infância, aos 7 anos.
Mais
Revelações despontam no local
Veja o álbum de fotos do Bolão
Todas as reportagens do Especial
Academia ao ar livre é ampliada
Outro momento inesquecível dela no local aconteceu em 1985, nos Jogos Regionais. “Eu era auxiliar do professor Luiz Antônio Trientini e fomos campeões contra Campinas. Foi minha primeira conquista”, diz ela, que coleciona 21 títulos de Regionais – 16 consecutivos.
Em 1985, handebol era modalidade exibição e a partir de então passou a integrar os Jogos Regionais. “As partidas eram no Sesão, mas como estratégia levamos a final do feminino para o ginásio do Bolão, para fazer preliminar da final do futsal. O ginásio estava lotado e a visibilidade foi enorme para a gente. Foi assim que começou a vida da modalidade na cidade”.
Rita participou de gincanas escolares, acompanhou as equipes do Cica/Divino e Perdigão/Divino. “Foi a chance da gente ter contato com uma equipe de alto rendimento”.
A ligação com o Bolão é tanta que Rita Orsi mora perto do local. “Me formei e sou professora da Esef. Inclusive, o vestibular foi dentro do ginásio. Quando não estou trabalhando, estou caminhando no local. Minha vida é aqui.”
Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
22/12/2025
Prefeitura de Jundiaí homenageia atletas em cerimônia do ‘Prêmio Atleta do Ano 2025’ -
22/12/2025
Reformas nos centros esportivos, Plano Municipal do Esporte e PEAMA permanente marcam avanços da Secretaria de Esporte e Lazer em 2025 -
19/12/2025
Jundiaí conquista reconhecimentos nacionais por iniciativas de inclusão esportiva -
17/12/2025
Prefeitura de Jundiaí faz sorteio para preencher vagas das aulas de natação e define lista de espera
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

