Nicolino de Lucca: Rita e a ligação direta com o ginásio

Publicada em 14/10/2013 às 18:36

Coordenadora da seleção brasileira e técnica das equipes de handebol de Jundiaí, Rita Orsi tem a vida ligada ao Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, que completou 60 anos dia 4 de outubro. A relação dela com o local começou na infância, aos 7 anos.

Mais
Revelações despontam no local
Veja o álbum de fotos do Bolão
Todas as reportagens do Especial
Academia ao ar livre é ampliada

Rita Orsi frequenta local desde criança

Rita Orsi frequenta local desde criança

O pai dela trabalhava na Cica e foi fundador da Associação Desportiva Classista, a ADCCica. “Meu pai jogava futsal e também vinha acompanhar os torneios que movimentavam a cidade inteira. Sempre o acompanhava nestes jogos. A festa de Natal da Cica era inesquecível e acontecia no Bolão. A gente ganhava presente e tinha show para os funcionários”, explica.

Outro momento inesquecível dela no local aconteceu em 1985, nos Jogos Regionais. “Eu era auxiliar do professor Luiz Antônio Trientini e fomos campeões contra Campinas. Foi minha primeira conquista”, diz ela, que coleciona 21 títulos de Regionais – 16 consecutivos.

Em 1985, handebol era modalidade exibição e a partir de então passou a integrar os Jogos Regionais. “As partidas eram no Sesão, mas como estratégia levamos a final do feminino para o ginásio do Bolão, para fazer preliminar da final do futsal. O ginásio estava lotado e a visibilidade foi enorme para a gente. Foi assim que começou a vida da modalidade na cidade”.

Rita participou de gincanas escolares, acompanhou as equipes do Cica/Divino e Perdigão/Divino. “Foi a chance da gente ter contato com uma equipe de alto rendimento”.

A ligação com o Bolão é tanta que Rita Orsi mora perto do local. “Me formei e sou professora da Esef. Inclusive, o vestibular foi dentro do ginásio. Quando não estou trabalhando, estou caminhando no local. Minha vida é aqui.”

Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/14/nicolino-de-lucca60-anos-rita-orsi-e-a-ligacao-direta-com-o-ginasio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original