Agentes de saúde têm capacitação em técnica chinesa

Publicada em 15/10/2013 às 15:46

Teve início nesta terça-feira (15) a capacitação de 96 agentes comunitários de saúde em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Liang Gong. A iniciativa visa complementar o trabalho que já é realizado em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cujos profissionais vêm sendo preparados para atender à população nessa prática, recomendada pelo Ministério da Saúde.

Mais
Funss recebe doação de 750 tubos de creme dental do Hospital São Vicente

Capacitação envolve 96 agentes comunitários de saúde

Capacitação envolve 96 agentes comunitários de saúde

Ao todo, 96 agentes de saúde estão participando da capacitação com a naturóloga Míriam Sanfelice, da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Ela é especializada em Práticas Integrativas Complementares pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Serão 2 meses de curso, com aulas às terças-feiras, na Unip. A intenção é que os agentes sejam multiplicadores do conhecimento dessa técnica, que é uma alternativa preventiva e de promoção de saúde, trabalhando corpo e mente como sistema integrado.

De acordo com as coordenadoras dos programas ‘Estratégias do Agente Comunitário de Saúde (EACS)’ e ‘Estratégias de Saúde em Família (ESF)’, Elaine Pilon e Paula H. Malpaga, a rede possui 184 agentes de saúde. Todos, segundo ela, passam por constantes capacitações para o desenvolvimento do trabalho nas comunidades. “Uma boa parte já passou pelo Liang Gong, da mesma forma como o pessoal das UBSs também possui esse conhecimento”, disse Elaine.

Míriam Sanfelice fala sobre os benefícios do Liang Gong

Míriam Sanfelice fala sobre os benefícios do Liang Gong

Liang Gong
Criada na década de 1970, a técnica corporal chinesa Lian Gong une medicina terapêutica e cultura física. Ela funciona como uma alternativa preventiva e de promoção de saúde, trabalhando corpo e mente como sistema integrado.

Voltado para toda população atendida na rede básica, de crianças a idosos, o Lian Gong trabalha a ansiedade, o controle emocional e a respiração. Com o passar do tempo, os praticantes ganham mais força muscular e equilíbrio.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/15/agentes-de-saude-tem-capacitacao-em-tecnica-chinesa/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original