Nicolino de Lucca/60 anos: Ídolo Marcel e a relação eterna com o Bolão
Publicada em 15/10/2013 às 15:30A relação do ídolo do basquete brasileiro, Marcel de Souza, com o Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, vem de família e começou mesmo antes mesmo dele nascer.
“Meu pai (Romão de Souza) participou da inauguração, em 1953, e 3 anos depois eu nasci. Eu frequentava sempre para acompanhá-lo jogando basquete e vôlei, e também ia com minha mãe, que atuava nas equipes de vôlei. Minha relação é antiga e muito boa com o Bolão.”
Mais sobre Bolão 60 anos
Álbum de fotos 
Acompanhe a série completa de reportagens do Bolão
Marcel iniciou carreira nas quadras do complexo, defendendo as cores do Jundiaí Clube. “O Wlamir Marques (bicampeão mundial de basquete, em 1959 e 1963, e dois bronzes olímpicos) foi treinador aqui na cidade. Lembro do jogador Roge Junior, eu era muito amigo do irmão dele (Roge Neto). O pai deles era deputado e me levou para o Corinthians. Depois, retornei para Jundiaí.”
Marcel fez a categoria de base em Jundiaí de 1969 até 1973, do mirim até o juvenil. “Eu ia todo dia para o Bolão. Estudava no Instituto e, no período da tarde, ia até lá para treinar basquete. Depois fui para o Sírio.”
Um jogo inesquecível do ex-atleta foi a final da categoria infantil, contra o São Paulo. “Naquela época, mesmo os jogos da categoria de base lotavam o Bolão. Fomos campeões infantis em 1971 com Borracha, China, Ronaldo Schenkel, Wilson… Inesquecível, fizemos a maior festa!.”
A primeira partida de Marcel pela seleção brasileira adulta aconteceu no Bolão, contra o Jundiaí Clube.
Carreira
Marcel atuou pelas seguintes equipes: Corinthians (SP), Jundiaí Clube (SP), E. C. Sírio (SP), C. A Monte Líbano (SP), Corinthians (RS), Fabriano (Itália), Caserta (Itália), Bradley University (Estados Unidos) e Palmeiras (SP). Ele conquistou o Mundial pelo Sírio em 1979.
Pela seleção brasileira, disputou quatro Olimpíadas: Moscou (URSS – 1980), Los Angeles (EUA – 1984), Seul (Coréia – 1988) e Barcelona (Espanha – 1992), quatro Mundiais, uma Copa América, cinco Jogos Pan-Americanos e seis Sul-Americanos.
O momento inesquecível do jundiaiense pela seleção aconteceu no Pan-Americano de Indianapolis, nos EUA, em 1987. Foi quando a seleção brasileira conquistou medalha de ouro ao vencer os norte-americanos, donos da casa. Outra grande conquista foi a medalha de bronze no Mundial de 1978.
Fábio Frattini Manzini
Foto: Acervo
- 
				 30/10/2025 
				
					 Time Jundiaí encerra participação nos Jogos da Melhor Idade com 5 medalhas, sendo duas de ouro Time Jundiaí encerra participação nos Jogos da Melhor Idade com 5 medalhas, sendo duas de ouro
- 
				 27/10/2025 
				
					 Dupla de tênis de campo do Time Jundiaí fatura medalha de prata nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) Dupla de tênis de campo do Time Jundiaí fatura medalha de prata nos Jogos da Melhor Idade (JOMI)
- 
				 26/10/2025 
				
					 Com apoio da Prefeitura, Kids Run movimenta o Bolão e incentiva prática esportiva entre crianças Com apoio da Prefeitura, Kids Run movimenta o Bolão e incentiva prática esportiva entre crianças
- 
				 26/10/2025 
				
					 Time Jundiaí fatura dois ouros e uma prata nos primeiros dias da fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) Time Jundiaí fatura dois ouros e uma prata nos primeiros dias da fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



