Nicolino de Lucca/60 anos: Magic Paula brilhou no Bolão

Publicada em 15/10/2013 às 15:19

Paula chegou em Jundiaí em 1976 para estudar e jogar pelo Colégio Divino Salvador. Três meses depois, aos 14 anos, tornou-se a mais nova atleta a ser convocada pela seleção brasileira adulta. Um ano depois, tornou-se titular e defendeu o Brasil por 22 anos.

Mais sobre Bolão 60 anos
Álbum de fotos

Acompanhe a série completa de reportagens do Bolão

Em 1980, aos 18 anos, foi para Piracicaba. Depois, retornou para defender o Cica/Divino, transferindo-se mais tarde para o basquete espanhol. Por email, Paula atendeu a reportagem e relembrou os tempos em que atuava no ginásio do Bolão.

Paula chegou aos 14 anos em Jundiaí (foto: em pé, com a camisa número 4, primeira do lado direito)

Paula chegou aos 14 anos em Jundiaí (foto: em pé, com a camisa número 4, primeira do lado direito)

“O Bolão é uma referência para cidade de Jundiaí. Já vivenciei muitas emoções como atleta neste ginásio. Apesar de estar na terceira idade, o complexo conseguiu se manter, e em condições de receber grandes eventos”, disse.

Seu momento inesquecível naquele espaço aconteceu com a camisa verde e amarela. “Por incrível que pareça, não foi pelo Divino. Eu tinha 15 anos, foi um jogo vestindo a camisa do Brasil em um torneio internacional e que fomos campeãs”, explicou.

Da época do Divino, ela lamenta não poder ter atuado do jeito que gostaria. “Joguei mais no Bolão na minha segunda passagem por Jundiaí e foi um período difícil, pois estava passando uma fase de contusão no joelho e não consegui manter meu padrão de jogo.”

Craque
Pela seleção, ela conquistou a histórica medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cuba de 1991, vencendo as cubanas por 97 a 76, na final. Foi nesta ocasião que Paula recebeu a medalha e muitos elogios de Fidel Castro.

Em 1994, ela conquistou a maior vitória da carreira: o título de campeã mundial de seleções, na Austrália. A final foi contra a China, por 96 a 87. Em 1996, Paula e a seleção brasileira conquistaram a medalha de prata nas Olimpíadas em Atlanta. Um ano depois, despediu-se da seleção brasileira. Porém, no ano seguinte, decidiu retornar à equipe, atuando, pelo Brasil, em seu sexto Campeonato Mundial.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/15/nicolino-de-lucca60-anos-magic-paula-brilhou-no-bolao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original