Cijun promove palestras para debater sobre novo sistema
Publicada em 16/10/2013 às 17:53Nesta quarta-feira (16), a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) promoveu uma série de palestras para tratar de um novo protocolo, chamado IPV6, que em pouco tempo dominará a maior parte das aplicações de voz e dados nas redes corporativas.
O evento, chamado “IPV6 no Café da Manhã”, foi realizado em parceria com a Algar Telecom – primeira empresa no Brasil a oferecer workshop nessa área. Realizado no auditório do Paço Municipal, contou com CTOs, diretores e gerentes de TI de empresas em geral e das prefeituras de Campinas e São Bernardo do Campo, além da equipe da Cijun.
O diretor-presidente da Cijun, Gilberto Marcus Paulielo de Novaes, explicou que a transição do atual modelo para o IPV6 é urgente. “Já começamos a implantar o protocolo em setembro na Cijun. Portanto, podemos receber dados IPV6 de acessos externos. Só dependemos de uma troca de equipamentos para também transmitir dados no novo sistema.”
Para entender a chegada do IPV6 sem promover a adequação dos sistemas de TI para isso, é mais ou menos como ter um computador ou outra ferramenta de acesso à internet e não conseguir mais usá-la. No âmbito do governo, órgãos e empresas públicas, é essencial se preparar para a implantação do IPV6 na Internet.
A implantação do protocolo nas redes das instituições públicas é necessária para garantir o acesso de todos os serviços. “Ao adotar esses procedimentos, o poder público estará zelando pela estabilidade da rede, pela continuidade e pelos benefícios que traz aos cidadãos”, completa Gilberto.
O evento foi conduzido pelos palestrantes Antônio M. Moreiras, gerente de projetos da NIC.br, Lucas Pinz, gerente de tecnologia e arquiteto chefe da Promon Logicalis e Antonio Rigo, professor da Faculdade Bandeirantes de Tecnologia (BandTec) e do IPT e do Instituto Mauá de Tecnologia. Todos com referência internacional nas respectivas áreas de atuação.
Online
Este foi o primeiro evento no Paço Municipal transmitido em tempo real pela internet. Funcionou como um teste feito pela Cijun para que os inscritos nas palestras, que não podem estar presente, possam acessar remotamente. “Tivemos um público maior pela internet do que pessoalmente: 57 presentes e 60 online. Este foi um teste para que possamos replicar todos os eventos que acontecerem no Paço para os munícipes e interessados em assistir”, comenta Gilberto.
Luiza Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
22/02/2025
Com foco na segurança e ordem, Carnaval contará também com monitoramento remoto
-
17/01/2025
Assembleia Geral elege conselheiros da Cijun para nova gestão
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
10/01/2025
Vice-prefeito Ricardo Benassi visita o 156 e propõe melhorias no sistema de atendimento à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original