Exposição ‘Em Quadrados’ mostra atualidade fragmentada
Publicada em 16/10/2013 às 11:37Uma chuva de fragmentos do cotidiano vai invadir a galeria de arte Fernanda Milani, no Teatro Polytheama, a partir deste sábado (19). Essa é a intenção da cenógrafa, iluminadora e arquiteta Marília Scarabello com a exposição “Em Quadrados”, que aborda o excesso de informação que atinge praticamente todas as pessoas nos dias atuais.
“Para podermos suportar esse fluxo, estabelecemos um comportamento quase mecânico, superficial, e aprendemos a ignorar parte do que vemos. Olhamos sem ver”, resume a artista sobre seu objetivo nessa mostra que está longe de ser apenas de fotografias.A exposição tem diversos objetos ao lado das fotos da cidade, no formato quadrado que remete aos pixels da operação digital, na busca de transformar a galeria na tal chuva de fragmentos.
A abertura da exposição será neste sábado, às 10h, e segue até o dia 7 de novembro.
Marília, que também participa da elaboração de cenários da Cia. Maquinal de Teatro (como em “Os Justos”), desenvolve pesquisas voluntárias na Faculdade Mackenzie e já documentou como fotógrafa a Bienal de Veneza e a Quadrienal de Cenografia em Praga.
“Nunca tivemos uma época na história em que a captação e o compartilhamento de imagens tivessem uma abrangência como a que estamos vivendo. A exposição propõe pensar um pouco mais sobre isso, a partir da própria cidade”, afirma.
A galeria, da Secretaria Municipal de Cultura, fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original