Selo e Carimbo celebram os 60 anos do Bolão

Publicada em 16/10/2013 às 17:04

O auge das comemorações dos 60 anos do Complexo Esportivo Doutor Nicolino de Lucca (Bolão) ocorreu na manhã desta quarta-feira (16) com o lançamento, pelos Correios, de um selo e de um carimbo que estamparão durante 30 dias todas as correspondências que partirem de Jundiaí para outros lugares do País e do mundo.

Mais sobre Bolão 60 anos
Álbum de fotos
Acompanhe a série completa de reportagens do Bolão

Uma placa marcou o encerramento das comemorações

Uma placa marcou o encerramento das comemorações

Tamanha homenagem foi recebida com grande festa, na presença de autoridades, atletas que marcaram suas carreiras no ginásio e convidados.

O prefeito Pedro Bigardi destacou aqueles que passaram pelo Bolão, especialmente pelas quadras, comemorando suas vitórias ou lamentando suas derrotas. “Todos estiveram construindo uma história. As apresentações que vimos aqui conseguiram mostrar um pouco desse processo de que estamos falando, dando a exata dimensão da importância desse espaço”, afirmou.

A solenidade contou com apresentações de ginástica rítmica e dança dos estudantes da Escola Superior de Educação Física (ESEF), que funciona dentro do complexo, e também uma performance de atletas do Programa Esportivo de Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

Bigardi também destacou a criatividade do arquiteto Vasco Venchiarutti, autor do projeto da cúpula de concreto armado em vão livre e prefeito da cidade por dois mandatos, nas décadas de 40 e 50. Segundo o prefeito, foi uma visão inovadora para a época. “O valor arquitetônico também há de ser lembrado.”

Ganhar um selo e carimbo dos Correios, como explicou o gerente da região de vendas de Sorocaba da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), César Tadeu Menezes Reis, só mesmo em situações de absoluta relevância como é o caso do Bolão, com as histórias que guarda. “Não é qualquer evento que pode ter um selo comemorativo e o carimbo tem um processo ainda mais rigoroso. No caso deste ginásio, foi mais que merecido”, definiu.

A emoção também contagiou o secretário Adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, que se disse honrado em fazer parte do atual momento do esporte jundiaiense. “Fico feliz que tudo isso esteja acontecendo durante a minha gestão como secretário e só posso dizer que os cumprimentos devem ser estendidos não apenas aos esportistas, mas a um grande número de pessoas que estiveram ligadas ao Bolão nesses 60 anos”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, a comemoração não poderia ser melhor que uma grande festa, reunindo os personagens da história do Bolão. “São 60 anos que engrandecem a nossa cidade e a nossa população”, comentou.

O prefeito Bigardi e o representante dos Correios, César Menezes, exibem os selos

O prefeito Bigardi e o representante dos Correios, César Menezes, exibem os selos

Selo e carimbo
O selo e o carimbo lançados nesta quarta-feira contemplam mais do que os 60 anos do complexo esportivo. As peças filatélicas traduzem também o reconhecimento a esportistas como Ernesto Chiorlin, Jurandir Ienne, Neide Carlos Pereira, Hélio Maffia, Isreael Bernardi, Benedicto Cérgoli, Nestor Mostério, Rita Orsi e tantos outros que tiveram suas carreiras ligadas à história do Bolão, também celeiro de revelações do esporte nacional, como Magic Paula, Nelson Prudêncio e Marcel de Souza. Todos eles foram objeto de matérias especiais, produzidas pela Secretaria de Comunicação Social e publicadas no portal de notícias da Prefeitura, nas últimas semanas. Para quem quiser acompanhar, é só acessar o portal .

O presidente do Clube Filatélico de Jundiaí, Paulo Roberto de Moraes, disse que todos os selos lançados nos últimos anos, com menção a fatos e eventos da cidade, inserem alta relevância na filatelia, em especial, ao Clube Filatélico. “Tivemos selos por ocasião dos 100 anos do Paulista Futebol Clube, em homenagem ao Circuito das Frutas, além do alusivo às comemorações do momento Brasil-Itália. Agora, o Bolão, merecidamente”, disse.

O secretário de Comunicação, Cristiano Guimarães, explicou que a concepção do selo se deu a partir de uma fotografia do fotógrafo Dorival Pinheiro Filho e do trabalho de criação do publicitário Guilherme Catalano, ambos da sua equipe de profissionais. “Não há dúvida de que é um orgulho muito grande poder participar desse momento histórico, ainda mais sabendo que o selo vai percorrer o mundo todo, levando um pouco da história da nossa cidade”, comentou o secretário.

Além dos secretários Cristiano Lopes e Cristiano Guimarães, também compareceram o secretário Paulo Galvão (Finanças), Eudis Urbano (presidente do Iprejun), Marcelo Lo Mônaco (diretor da Escola de Governo) e Pedro Rocha Lemos (diretor da Escola Superior de Educação Física), dentre outros convidados.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/16/selo-e-carimbo-celebram-os-60-anos-do-bolao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original