Ações do Outubro Rosa em Jundiaí

Publicada em 17/10/2013 às 11:40

Próxima semana
Na segunda-feira (21) a unidade de saúde da família PSF Santa Gertrudes realiza seu “Dia D”, com palestras de mulheres em tratamento de câncer e de nutricionista sobre alimentação saudável a partir das 13h30.

Na terça-feira (22) é a vez da unidade UBS Jardim Tarumã promover uma palestra às 13h30 sobre saúde da mulher com a médica ginecologista Ádila, acompanhada de declamação de poemas, maquiagem para a autoestima e confecção de marcadores de página com lembrete da mamografia anual.

Cartazes artesanais mostram o engajamento das equipes de saúde na campanha

Cartazes artesanais mostram o engajamento das equipes de saúde na campanha

Na quarta-feira (23) a unidade PSF Vila Marlene realiza uma aula de dança com a professora Virgínia no salão comunitário, preparando também um mutirão de coleta e mamografia para o dia 26.

Também na quarta acontece na UBS Corrupira um café da manhã às 8h30, seguido de palestra e testemunho de paciente. À tarde, a partir das 14h, oficinas de artesanato e cozinha enriquecida.

Na sexta-feira (25) acontece uma Tarde de Beleza na UBS Jardim Guanabara com maquiagem e dicas do Instituto Avon, além da unidade contar com uma “árvore da vida” confeccionada pela equipe para inserção de nomes das mulheres que agendarem sua mamografia.

No sábado (26) a unidade PSF Vila Ana vai abrir das 8h às 12h especialmente para coleta de papanicolau, exame das mamas, massagem, maquiagem e atividades físicas.

Na terça (29) e quarta-feira (30) a UBS Caxambu realiza palestras em uma empresa do bairro com forte presença feminina para falar sobre a prevenção de câncer de mama e câncer de colo de útero e aproveitando ainda para abordar a prevenção do câncer de próstata para os homens.

De terça (29) a quinta-feira (31) a unidade PSF Rio Acima realiza abordagem dos agentes comunitários aos moradores sobre a mamografia e também está sendo confirmada data de aulas de dança e sorteio de brindes.

Na quarta (30) a unidade PSF Parque Centenário realiza orientações a mulheres com estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí a partir das 9h30. E uma parceria com o Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) garantiu brindes a quem participar das palestras ao longo do mês.

Na quinta-feira (31) a unidade UBS Agapeama encerra suas atividades com um “piquenique rosa”. Mas antes tem coisas como a prática de Lian Gong com camisetas nessa cor na quinta-feira (24) às 9h em frente ao supermercado Russi e palestras com o médico ginecologista Valério na quarta (30). Palestras da equipe do Núcleo de Apoio em Saúde da Família (NASF) também já foram realizadas.

Outras atividades
A UBS Eloy Chaves promoveu na quarta-feira (16) uma oficina de câncer de mama na sede da associação de moradores Sapec, em parceria com a Escola da Família. Também divulga histórias de moradoras que venceram a luta contra o câncer de mama.

A unidade UBS Retiro promoveu na terça-feira (15) sua palestra sobre câncer de mama e câncer de colo de útero às 14h no salão da Paróquia São José Operário, com distribuição de brindes.

A UBS Vila Hortolândia promoveu desde a quarta-feira (9) a distribuição de laços rosa pelos agentes comunitários nas barracas da feira livre que acontece no bairro.

Na UBS Ivoturucaia aconteceu uma caminhada de participantes do grupo de Lian Gong vestidos de rosa pelo bairro na quarta-feira (3) e palestras-relâmpago são feitas pela equipe aos moradores.

A UBS Jundiaí-Mirim também preparou decoração especial na unidade e atividades de divulgação do Outubro Rosa. A mesma postura está sendo adotada na UBS Vila Rami e também na UBS Vila Aparecida, na UBS Morada das Vinhas, na UBS Vila Maringá, na UBS Jardim Tamoio e na UBS Central.

A mobilização também foi adotada por outras áreas da saúde, como a Vigilância Epidemiológica, o Centro de Testagem e Amostragem (CTA) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto). O Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD) promoveu palestra sobre o tema na UBS Novo Horizonte.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/17/acoes-do-outubro-rosa-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original