Orçamento do Estado: mobilidade urbana foi o tema mais debatido

Publicada em 18/10/2013 às 15:42

A questão da mobilidade urbana, com sinais de que as soluções não podem demorar mais, foi um dos assuntos mais debatidos durante a audiência pública sobre o Orçamento do Estado de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (18), em Jundiaí.

Mais
Ações do Programa de Humanização do Trânsito seguem até 31 de outubro

O secretário José Carlos Pires reforçou o debate sobre mobilidade

O secretário José Carlos Pires reforçou o debate sobre mobilidade

O plenário da Câmara Municipal contou com a presença de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários de diversas cidades da região.

A população, dessa vez, ganhou mais espaço no debate, tendo prioridade nas falas. Uma votação para eleger os assuntos de maior interesse dentre 19 temas abordados também foi feita, privilegiando a vontade do povo.

Ao todo, serão realizadas 21 audiências, abrangendo a Aglomeração Urbana de Jundiaí e a de Piracicaba, além das quatro regiões metropolitanas (Baixada Santista, Vale do Paraíba, Campinas e São Paulo) e demais regiões administrativas do Estado. O coordenador desse trabalho junto à Assembleia Legislativa do Estado, Eduardo Marques, disse que a de Jundiaí é a 11ª e o ciclo deve se encerrar até o início de novembro.

As propostas apresentadas não têm valor de emenda, mas auxiliam no direcionamento dos recursos por ocasião da elaboração deste orçamento. “É talvez o único espaço de diálogo entre a população e o Governo do Estado. Os debates contribuem muito, como é caso do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), aqui em Jundiaí”, disse o coordenador.

As audiências são iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mauro Bragato. Em Jundiaí, o parlamentar foi representado pelo deputado Oswaldo Vergínio.

Jundiaí e região
O secretário municipal da Casa Civil, José Carlos Pires, identificou uma similaridade entre as propostas apresentadas, evidenciando que a mobilidade urbana é um problema regional, que não atinge só Jundiaí.

“O governo Pedro Bigardi concorda com tudo o que foi apresentado aqui e reforça que acesso e mobilidade são assuntos urgentes”, disse, anunciando que já foi protocolado no Governo do Estado o pedido para construção da alça da avenida 9 de Julho, transposição da Anhanguera, obras na avenida 14 de Dezembro e no córrego da Walkíria.

Quanto à transposição da Anhanguera, o secretário informou que a administração municipal já demonstrou interesse em entrar com a contrapartida. “Essa obra é indispensável para o desenvolvimento da cidade e da região como um todo”, comentou.

Audiência reuniu prefeitos, deputados, vereadores e população

Audiência reuniu prefeitos, deputados, vereadores e população

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/18/orcamento-do-estado-mobilidade-urbana-foi-o-tema-mais-debatido/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original