Projeto de reestruturação de Finanças chega à Câmara

Publicada em 18/10/2013 às 15:48

O secretário de Finanças, Paulo Galvão, entregou na manhã desta sexta-feira (18), ao presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Sartori, projeto de lei que permite alterar a estrutura da Secretaria de Finanças. O objetivo é adequá-la ao modelo de gestão da nova realidade contábil/administrativa do poder público, atendendo também às Normas Brasileiras de Contabilidade. Essa medida tem impacto direto nos procedimentos que envolvem os departamentos da secretaria e não vão gerar gastos ao município.

Mais
O que muda após a mudança na Secretaria de Finanças
Ações do PHT seguem até o dia 31 de outubro

Projeto entregue pelo secretário Paulo Galvão a Gerson Sartori

Projeto entregue pelo secretário Paulo Galvão a Gerson Sartori

De maneira prática, o secretário Paulo Galvão definiu as mudanças como uma reorganização de atribuições e competências dentro da pasta. “Alguns departamentos mantêm atividades que deveriam estar em outros departamentos e, de certa forma, isso cria obstáculos quanto ao controle das ações”.

Contudo, as mudanças que serão feitas ao longo do próximo ano – tempo estimado para consolidação de todo o processo – não deverão gerar nenhuma despesa extra para a Prefeitura. “O que vai haver é um remanejamento de funções e, mesmo com a criação de novos departamentos, aproveitando a mão de obra já existente”, explica o secretário.

Quanto à capacitação, Galvão informa que a Escola de Governo e Gestão do Município e a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) terão um papel muito importante, seja na capacitação do pessoal para as novas atribuições ou na configuração dos equipamentos e implantação de novos sistemas.

Como efeito da reestruturação, o secretário aponta benefícios: melhoria nos controles de arrecadação e gastos, bem como na elaboração das peças orçamentárias. Além disso, vai promover a valorização dos servidores qualificados, que serão fundamentais na obtenção da eficiência e eficácia do processo de gestão patrimonial e orçamentário do município.


Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/18/projeto-de-reestruturacao-da-secretaria-de-financas-chega-a-camara/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original