Almerinda Chaves: População comemora nova área de lazer

Publicada em 19/10/2013 às 15:48

A pequena Rayne Santos, de 5 anos, andava feliz de mãos dadas com a mãe, Maria Rodrigues Santos, pelo bosque da nova Área de Lazer Onofre Canedo, no Almerinda Chaves. Antes, ali, as crianças só viam mato alto, lixo e entulho. Em 5 meses, no entanto, o que antes causava medo na população transformou-se num espaço de recreação e orgulho para os moradores daquela região. A inauguração da área, construída pela Prefeitura de Jundiaí, foi realizada neste sábado (19) pela manhã, numa solenidade para as famílias coordenada pelo prefeito Pedro Bigardi.

Mais
Área de Lazer: Trabalho realizado em 5 meses
Obra homenageia fundador da Associação dos Aposentados

Famílias inteiras vão poder utilizar o novo espaço de lazer

Famílias inteiras vão poder utilizar o novo espaço de lazer

“Moro há 23 anos aqui e sempre ouvia políticos que aqui vinham dizer que seria uma área de lazer. Nunca fizeram”, lembrou Maria Rodrigues Santos. “Tenho quatro filhos e mesmo com o mato alto e o lixo, trazia-os aqui na esperança que algo pudesse acontecer”. A surpresa para ela e milhares de famílias que compõem os bairros Almerinda Chaves, Novo Horizonte e Residencial Jundiaí aconteceu após uma reunião entre moradores, representantes do Coletivo Vetor Oeste e da Prefeitura de Jundiaí.

“Estive aqui na conversa com a população e uma das reivindicações era uma área de lazer, já que o bairro não contava com nenhuma”, explicou o prefeito Pedro Bigardi, durante a inauguração. “É uma região grande, mas que ficou esquecida nos últimos anos. Agora, em nosso governo, estamos trazendo também a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que funcionará 24 horas como um mini-hospital, um centro esportivo com verba do Governo Federal, uma creche-escola para atender 150 crianças e os corredores de ônibus do BRT (sigla em inglês que significa ‘ônibus de trânsito rápido’)”, ressaltou.

Orgulho
Para os moradores, que lotaram o lugar, a iniciativa é motivo de orgulho. “Estou aqui há 43 anos. Lembro que quando criança, brincava na linha do trem que passa aqui perto. O bairro cresceu, mas nunca tivemos um espaço desse. Fico muito feliz por essa conquista e lamento apenas que algumas pessoas que brigaram muito por nosso bairro não estejam mais aqui para comemorar conosco este momento”, comentou Neusa Maria Brito Santos.

O coordenador do Coletivo Vetor Oeste, Édicarlos Vieira, lembrou que a reunião entre a população e a Prefeitura de Jundiaí aconteceu dia 28 de abril. “O prefeito falou das melhorias que estavam previstas para acontecer na região e prometeu uma área de lazer, além do asfaltamento da rua 8, um sonho antigo dos moradores. As obras começaram em maio e 5 meses depois, vemos isso aqui. Estamos deixando de ser o ‘bairro dos invisíveis’, definitivamente”, destacou.

O espaço localizado na rua Madre Tereza de Calcutá, no Almerinda Chaves, conta com bosque, cancha de bocha, malha, campo de futebol, academia, banheiros, pista de caminhada, mesas e bancos feitos com concreto reciclado, proveniente de materiais produzidos no Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Ficará aberto todos os dias, das 7h às 17h.

Rayne, Maria e Neusa comemoram a conquista da população

Rayne, Maria e Neusa comemoram a conquista da população

Emerson Leite
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/19/almerinda-chaves-populacao-comemora-nova-area-de-lazer/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original