Saúde prepara campanha do ‘Novembro Azul’

Publicada em 29/10/2013 às 18:54

O diabetes é uma doença cada vez mais presente no Brasil. Em Jundiaí existem aproximadamente 30 mil pessoas em tratamento. Por conta disso, a Secretaria de Saúde promove em novembro uma ampla campanha de conscientização sobre o tema, com ponto alto em evento no Parque da Cidade, no feriado do dia 15 (sexta-feira).

Mais
Saúde prepara campanha “Fique Sabendo”

“O número pode dobrar se considerarmos os casos ainda não diagnosticados. A estimativa é de que pelo menos 10% da população adulta do município conviva com o problema”, afirma a enfermeira Nilce Botto Dompieri Folena, coordenadora do Programa Permanente de Educação em Diabetes.

A coordenadora do programa, Nilce Folena: articulação pela vida

A coordenadora do programa, Nilce Folena: articulação pela vida

No caso do diabetes, essa meta será buscada com a campanha voltada para o aumento de exames de glicemia capilar em toda a rede de unidades de saúde e unidades de saúde da família.

O tipo mais comum da doença é o Tipo 2, que ocorre em adultos (mas também em jovens) tendo como causa a hiperglicemia causada muitas vezes pela má alimentação. O Tipo 1, mais comum em crianças, adolescentes e jovens, é mais raro e exige aplicações diárias de insulina por deficiência do pâncreas. Também ocorre o diabetes gestacional, atingindo mulheres grávidas.

Mesmo antes das atividades de campanha, os moradores de Jundiaí podem procurar as unidades de saúde ou participar de palestras semanais promovidas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que se alternam nas segundas-feiras, às 14h, entre os temas de monitoramento glicêmico, pé diabético, alimentação e uso de insulina. O endereço é rua Carlos Salles Bloch, 74, 4º andar, Anhangabaú.

As ações preventivas, como ocorreu com o combate à dengue, gripe ou tuberculose e as campanhas Outubro Rosa (contra o câncer de mama), que será encerrada nesta quinta-feira (31), ou Fique Sabendo (contra a Aids), em preparação para a última semana de novembro, são uma das estratégias reforçadas neste ano.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/29/saude-prepara-campanha-do-novembro-azul/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original