Biblioteca recebe seminário ‘Rios para o Amanhã’

Publicada em 30/10/2013 às 16:41

Com apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebe nesta quinta-feira (31), a partir das 13h30, o seminário “Rios para o Amanhã”. Na ocasião, será lançado também o livro e exibição do documentário sobre o tema. A proposta do evento é criar um ambiente para a reflexão sobre a relação da sociedade moderna com os recursos hídricos.

Mais
Coral Pio X vai representar Jundiaí e o Estado de São Paulo

A iniciativa trará à cidade especialistas nesta área. Um trabalho assinado pela Dialeto Latin American Documentary, uma empresa de documentários das mais premiadas, e patrocinado pela IBM e CSJ, com objetivo de cruzar aspectos de identidade histórica, meio ambiente, interação econômica e tecnologia.

Evento acontece nesta quinta (31), com lançamento de livro

Evento acontece nesta quinta (31), com lançamento de livro

O livro
Conta a história do Estado que desenhou a identidade seguindo as águas rumo ao interior.

Exposição
Até o dia 14 de novembro, a biblioteca recebe a exposição com grandes painéis, com a síntese do conteúdo do livro e um projeto cenográfico respeitando as características do espaço. Com textos do premiado documentarista Vito D´Alessio e do fotógrafo Renato Dutra.

O documentário
“Rios para o Amanhã” aborda o programa “Produtor de Água”, da The Nature Conservancy. A iniciativa é baseada no conceito de pagamento por serviços ambientais, com o comprometimento dos produtores locais com práticas de conservação nas propriedades, como ações de recuperação de áreas degradadas, conservação dos remanescentes florestais e de manejo adequado do solo, recebendo uma compensação financeira pelos benefícios prestados à sociedade. As filmagens foram desenvolvidas na Serra da Mantiqueira, que conta com grande número de nascentes, cachoeiras e riachos.

O seminário contará com a presença de diversos profissionais que abordarão o tema, entre eles: Albano Henrique de Araújo, coordenador de Água Doce do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais da The Nature Conservancy; Devanir dos Santos, gerente de Conservação de Água e Solo da ANA (Agência Nacional de Água); Luiz Pannuti Carra, diretor da Cia Saneamento de Jundiaí, Concessionária dos serviços de tratamento de esgoto; e Domenico Tremaroli, biológo e gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Programação do seminário

13h30 – abertura
14h – exibição do documentário
14h30 – apresentação dos convidados
14h40 – palestra 1 – Devanir dos Santos – tema: Programa Produtor de Água
15h20 – palestra 2 – Albano Henrique de Araújo – tema: Novas Ferramentas para Gestão dos Recursos Hídricos
16h – Intervalo
16h15 – palestra 3 – Luiz Pannuti Carra – Águas Urbanas
16h55 – palestra 4 – Domenico Tremaroli – 30 anos de despoluição do rio Jundiaí
17h35 – conversa com o público com Vito D´Alessio
18h45 – coquetel de lançamento do livro e DVD

Flávia Alves
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/30/biblioteca-recebe-seminario-rios-para-o-amanha/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original