Prefeitura resgata praças no centro antigo da cidade

Publicada em 31/10/2013 às 17:01

A revitalização de três praças no centro antigo da cidade é um dos resultados da estratégia adotada neste ano pela Prefeitura de Jundiaí de trabalhar com estudos de impacto de vizinhança (EIV), abrangendo até os grandes empreendimentos já aprovados anteriormente. O tema está disponível para consultas até o dia 13 de novembro (quarta-feira), no expediente técnico da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, no Paço.

Mais
Parque da Cidade é opção para o feriado

1 milhão de m² de asfalto até o fim do ano

Praça em frente ao Hospital São Vicente será totalmente revitalizada

Praça em frente ao Hospital São Vicente será totalmente revitalizada

As áreas envolvidas são as praças Frederico Ozanam (em frente à antiga Casa de Saúde), Dom Pedro II (em frente ao Hospital São Vicente) e a do Largo São Bento (no entorno do Mosteiro), que rodeiam o empreendimento Praça Central Jundiaí, da empresa Odebrecht Realizações Imobiliárias.

Esse empreendimento, que já estava aprovado em 2012 mas fechou um acordo de melhorias urbanas neste ano, é formado por três subsolos, um pavimento térreo com a proposta de interação com os espaços públicos do entorno e mais 18 andares de espaços comerciais. Um dos componentes é a estrutura para o funcionamento por 24 horas de alguns serviços.

“Até o ano passado a data do protocolo do projeto determinava se passaria ou não pelo EIV. A mudança que implementamos, atingindo todos os grandes empreendimentos, causou algumas reclamações mas é a melhor solução para a cidade. Cada caso tem uma análise. No final, o empreendedor acaba por compreender que a valorização da cidade também beneficia seu empreendimento.”, afirma a secretária Daniela da Camara Sutti, do Planejamento. A valorização do centro por meio das praças foi o foco principal.

Praças revitalizadas
A reforma da praça Dom Pedro II, também conhecida como Largo das Rosas, foi iniciada neste ano (em paralelo com a conservação da fachada de 1924 da antiga Fratellanza, ameaçada de demolição no antigo projeto do Hospital Regional). Os trabalhos incluem até a limpeza do busto de Dom Abade.

Nas praças Frederico Ozanam e São Bento, o grande destaque será a revitalização dos pisos originais em mosaico português, além de modernização com pisos táteis de alerta e a limpeza do busto esculpido (na primeira) e dos novos parque infantil e academia ao ar livre (na segunda).

Avanços
O uso do Estudo de Impacto de Vizinhança com análise mais rigorosa é um ponto defendido também pelo diretor de planejamento Décio Pinheiro Pradella. “A cidade cresceu e até então não eram utilizados instrumentos urbanísticos mais avançados. As secretarias de Planejamento e de Transportes montaram e capacitaram equipes técnicas especializadas e isso deve melhorar a capacidade de gestão urbana”, afirma.

Secretários Aguinaldo Leite e Daniela Sutti: trabalho conjunto

Secretários Aguinaldo Leite e Daniela Sutti: trabalho conjunto

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio e Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/31/prefeitura-resgata-pracas-no-centro-antigo-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original