Desenvolvimento apresenta Sistema de Inovação

Publicada em 23/10/2013 às 17:18

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Cereser, apresentou, nesta terça-feira (22), os eixos centrais do chamado Sistema de Inovação para alunos, professores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta).

O sistema, que envolve a participação do poder público, privado e acadêmico, vai preparar Jundiaí para receber empresas que vão “pensar” tecnologia. “Não queremos transformar a cidade apenas em um grande armazém logístico”, afirma Marcelo Cereser. Para ele, é necessário ter uma base tecnológica para desenvolver ideias que se tornarão empresas no futuro.

Mais
Vestibulinho Etecvav: Último dia para inscrição é nesta quinta (24)

Marcelo Cereser mostra os principais eixos do Sistema de Inovação

Marcelo Cereser mostra os principais eixos do Sistema de Inovação

Para Devanildo Damião, especialista em gestão tecnológica pela Universidade de São Paulo (USP) e que presta consultoria para o projeto, a cidade tem potencial em ter centros de inovação e um parque tecnológico e cita como exemplo o espaço destinado às pesquisas da BR Foods, inaugurado neste ano no município.

“Eles têm uma sala destinada para pesquisas em alimentos”, diz.

O diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Mauritius Reisky esteve presente como representante do poder privado e falou sobre a importância de investimentos em inovação e pesquisa para que o Brasil possa, em 2030, ser a quarta maior economia do mundo, segundo previsões de analistas.

“Meu papel é mostrar que Jundiaí tem potencial para receber as empresas interessadas em se instalar por aqui”, afirma.

Cereser explicou que o sistema ainda prevê a criação de um Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia com a participação do poder público, privado, sindicatos, acadêmicos e escolas técnicas para gerir, buscar recursos e fomentar a inovação na cidade.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/23/desenvolvimento-apresenta-sistema-de-inovacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original