Exposição reconta uma parte da história de Jundiaí
Publicada em 23/10/2013 às 17:39“Cada nascente, riacho ou córrego deveria ser acima de tudo uma fonte de vida”, esta frase pode ser vista em um dos painéis da exibição “Fontes e Bebedouros: Beleza e Utilidade”, a exposição segue até o dia 14 de novembro no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão.
Mais
Inclusão é atração no Teatro Polytheama
Dom Casmurro é atração do Polytheama
Centro de Estudos ensaia novas adaptações para dezembro
“Esta é mais uma exposição realizada de forma coletiva, e seu principal objetivo é resgatar registros e memórias de construções hidráulicas extremamente importantes para a vida da população de Jundiaí, até meados do século 20, quando os carros e caminhões substituem o transporte de tração animal. A exposição acaba se tornando uma pequena contribuição para aumentar a consciência quanto a importância da água, que deve ser um valor social”, explica o historiador Alexandre Oliveira, um dos idealizadores da mostra.
O material exposto foi coletado com famílias tradicionais da cidade, como o historiador autoditada Leonello Vicente, Geraldo Tomanik, Roberto Franco Bueno e Mário Mazzuia, além de peças do acervo do Centro de Memória de Jundiaí.
Alexandre conta que, de todas as fontes e bebedouros documentadas, hoje só resta um bebedouro, localizado na Praça do Barão do Japi. “As fontes e bebedouros acabaram perdendo sua funcionalidade, já que hoje não são mais usados veículos de tração animal, que bebiam água nestes locais”, diz Alexandre.
A exposição já foi visitada por algumas escolas e a reação dos alunos surpreendeu o historiador. “Muitos alunos disseram que antes a praça da matriz, por exemplo, era mais bonita e que o modo como ela era, ajudava na circulação das pessoas”, comenta.
Um dos planos desta mostra é ela se tornar itinerante. Alguns pontos da cidade estão sendo estudados para continuarem com a exposição. Enquanto isso, a exposição pode ser visitada no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, centro. Mais informações ligue: (11) 4521-6259.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original