Jundiaí ganha perfil completo em site da ONU

Publicada em 01/10/2013 às 18:09

Depois de ser reconhecida como “cidade resiliente” (capacidade de resistir e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre), Jundiaí ganha espaço no site da UNISDR – Organização das Nações Unidas para Redução dos Riscos de Desastres. Jundiaí aparece entre as 76 cidades brasileiras que têm o título de “resiliente”.

No site, o município ganhou um perfil completo, com informações como população, tamanho e uma declaração do prefeito Pedro Bigardi. A página também informa os pontos de riscos e vulnerabilidade, como as áreas onde há riscos de deslizamentos e de enchentes, e destaca as ações promovidas para a redução de riscos de desastres, como o alerta permanente por meio de SMS aos moradores de áreas de risco e os planos de contingência e preventivo da Defesa Civil.

Jundiaí ganhou um perfil completo no site da ONU

Jundiaí ganhou um perfil completo no site da ONU

Jundiaí recebeu o reconhecimento oficial da ONU como “cidade resiliente” no dia 26 de agosto deste ano. A entrega do certificado foi feita pelo coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, ao prefeito Pedro Bigardi.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância da certificação, que é um reconhecimento ao trabalho que a cidade desenvolve nessa área, sendo a Defesa Civil um dos organismos mais importantes no elo entre as demais secretarias municipais nas ações junto às áreas de risco.

Dez passos
O programa tem 10 passos, que são os mecanismos com participação social, as orientações de redução de risco a moradores dessas áreas, a informação atualizada sobre ameaças e vulnerabilidades da cidade e a infraestrutura contra desastres físicos e climáticos.

A iniciativa foi lançada pela ONU com o nome de Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) e no Brasil é coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do governo federal. No Estado de São Paulo, somente 18 dos 645 municípios aderiram ao programa.

Niza Souza


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/01/jundiai-ganha-perfil-em-site-da-onu/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original