Nicolino de Lucca, o Bolão, completa 60 anos em outubro

Publicada em 02/10/2013 às 09:41

O Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, completa 60 anos de existência em outubro. A comemoração vai rolar até o dia 16, quando a Secretaria Adjunta de Esportes programou uma grande festa para lançar e apresentar um selo comemorativo da data.

Especial Bolão 60 anos
Álbum de fotos 60 anos de Bolão
Jurandir Ienne relembra equipe imbatível do atletismo

Em parceria com os Correios, o selo e o carimbo comemorativos, criados pela Secretaria de Comunicação Social, vão circular durante um mês em todas as correspondências emitidas na cidade.

Bolão comemora 60 anos

Bolão comemora 60 anos

“É uma alegria muito grande participar juntamente com a equipe da Secretaria de Comunicação Social na elaboração deste selo. É o registro histórico do mais importante equipamento esportivo de Jundiaí”, disse Cristiano Guimarães, secretário de Comunicação.

O secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, afirmou que “todas as pessoas que fizeram a história do Bolão estão sendo reunidas. É um símbolo da cidade e pretendemos fazer uma revitalização no local, pensando na acessibilidade e, finalmente, em atender uma demanda antiga que é a criação do museu.“

No dia 16 de outubro, além do selo, ocorre a apresentação de danças para comemorar a data.

A Secretaria de Comunicação Social também produziu uma série de reportagens especiais que contam a história do complexo esportivo. Por meio de vários personagens que fizeram parte destes 60 anos, a pasta busca resgatar toda a glória e pompa que o popular ‘Bolão’ trouxe para o município. A série começa nesta terça-feira (1), com Jurandir Ienne.

História
O Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, foi inaugurado dia 4 de outubro em 1953 pelo prefeito Luiz Latorre para ser utilizado na disputa do 18º Jogos Abertos do Interior. O primeiro jogo realizado foi de basquete feminino entre Jundiaí e Itatiba. A primeira cesta oficial foi marcada pela jogadora de Jundiaí Neyde Carlos Pereira, a “Ponce de Leon”.

O projeto é do arquiteto Vasco Antônio Venchiarutti, que por dois mandatos (1948-1951; 1956-1959) governou a cidade. Tratava-se, para a época, de uma proposta bastante inovadora: um dos maiores vãos livres sob cúpula de concreto até então construídos. Graças a este projeto, ele recebeu o 2º prêmio arquitetura ‘Governo de São Paulo’ no salão paulista de Belas Artes

Por todo o envolvimento e dedicação no processo de construção, o ginásio recebeu o nome do Dr. Nicolino de Lucca, médico e grande jogador de xadrez. Em 1984, foi feita uma ampliação no complexo, com a construção do edifício anexo, das quadras poliesportivas e da pista de atletismo.

O Bolão já foi sede da equipe de vôlei Leites Nestlé, do time de basquete do Corinthians (que tinha Oscar Schmidt como astro) e a casa do Perdigão/Divino de Magic Paula, no basquete feminino.

O local foi palco de grandes eventos, não só esportivos como culturais e educativos. Os Harllen Globe Trothers, o American Stard, a seleção uruguaia e a seleção brasileira de basquete passaram pelas quadras do ginásio. Em 1971, o presidente general Emílio Garrastazu Médici veio até Jundiaí, no Bolão, entregar diplomas para 5 mil estudantes do extinto Mobral.

Hoje, o conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca é composto pelo ginásio de esportes, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo, piscinas descoberta e coberta aquecida, além de abrigar o edifício da Escola de Educação Física (Esef) de Jundiaí.

Comemoração começa com série de reportagens

Comemoração começa com série de reportagens

Fábio Frattini Manzini
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/02/nicolino-de-lucca-o-bolao-completa-60-anos-em-outubro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original