Seminário aborda a vida em moradia de idosos

Publicada em 01/10/2013 às 17:27

Um encontro com as instituições de longa permanência para idosos nesta terça-feira (1), organizado pela Secretaria de Saúde, surpreendeu os participantes. Realizado no auditório regional do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp), o evento contou com palestras sobre os valores que devem orientar as moradias coletivas ou individuais das pessoas acima dos 60 anos – que já representam 50 mil moradores ou 12,5% da população de Jundiaí.

Mais
Idosos são tema de eventos em 1º de outubro

Jundiaí premiada por prevenção de tuberculose

“Basta notarmos que temos o quarto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado e um dos critérios é a longevidade. Essa é a tendência e precisamos aprofundar o tema dos abrigos e casas de repouso”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto.

O auditório do Ciesp ficou repleto com o evento de instituições para idosos

O auditório do Ciesp ficou repleto com o evento de instituições para idosos

Com 55 instituições representadas, o encontro contou com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilena Negro, e da coordenadora municipal do Idoso, Cláudia Sartori, além do promotor público do setor, Flamínio Silveira.

De acordo com a Vigilância Sanitária (Visa), o município tem 15 instituições geriátricas, sendo quatro casas de repouso e 11 instituições de longa permanência (ILPI). Entre todas, quatro estão com licença regular. “Temos oito em processo e outras três em adequação”, explica o gerente Alexandre Rafael Gatti Santiago.

A palestrante Vera Maria di Giovanni, da Secretaria Estadual de Saúde, explicou que as famílias atuais são menores e ausentes de casa, estimulando os serviços do tipo. “Por isso precisamos avaliar aspectos previstos em lei com os cuidados com o idoso, os cuidados com a saúde, os recursos humanos, a nutrição e dietética, a limpeza, a lavanderia e as instalações físicas, que incluem segurança”, detalhou.

A arquiteta Lilian Lubochinski, por outro lado, defendeu o que chama de “design” adequado para essa fase, tanto em moradias individuais quanto coletivas, baseado nos valores de privacidade, de escolha, de cuidado e de convívio.

Alexandre, Gerson Vilhena, a médica Adriana e José Trad Neto

Alexandre, Gerson Vilhena, a médica Adriana e José Trad Neto

Políticas públicas
Para a secretária Marilena Negro, o evento tem impacto na orientação de políticas como os chamados condomínios do idoso, criado no bairro Fazenda Grande e em preparação no bairro da Colônia e que tem casos de abandono moral (dos familiares) pela posse ser transitória.

O diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde, Gerson Vilhena Pereira Filho, destacou que a prioridade do trabalho atual do setor de vigilância é a orientação. “Esse é um tema multiprofissional e multissetorial. O papel educativo é buscar novas abordagens para termos instrumentos que melhorem cada setor e até mesmo alertem quem imagina um trabalho com idosos de maneira amadora. Estamos lidando com pessoas”, destacou Gerson, que representou o secretário Cláudio Miranda no evento.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/01/seminario-aborda-a-vida-em-moradia-de-idosos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original