UBS Comercial analisa locais para nova sede

Publicada em 21/10/2013 às 19:36

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Comercial promoveu nesta segunda-feira (21) uma reunião do conselho gestor e moradores com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. O foco foi a discussão de alternativas para uma sede ampliada da unidade. Com o espaço atual limitado, os moradores estão colaborando para essa busca.

“Recebemos do Ministério da Saúde o alerta de que a área atual coincide com uma área verde que não pode ser desafetada dessa categoria, por exigência legal”, afirmou Cláudio. A UBS Comercial é bastante ativa em sua região, tendo reunido, na sexta-feira (18), um grupo numeroso na caminhada que promoveu dentro das atividades do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

A reunião tratou das possibilidades para melhorar a estrutura para o bairro

A reunião tratou das possibilidades para melhorar a estrutura para o bairro

Integrantes do conselho gestor da unidade como Antonia Alves da Silva, Eurides Henrique da Silva e Marcelo Henrique Neves mostraram um levantamento feito em três áreas sondadas para a busca do novo local (uma delas na própria Vila Comercial e outras duas no bairro Boa Vista).

Com a medida, a unidade atual poderia sediar uma outra unidade de Saúde da Família, uma das metas da administração municipal.

“Já reduzimos em muito as filas de cirurgia, de exame, de consulta e até de aparelhos como os auditivos. Agora estamos enfrentando a barreira de recursos humanos, que estavam defasados. Onde não solucionarmos com concursos, vamos usar a terceirização, como em breve na ortopedia e na neurologia”, explicou Cláudio.

Sistema
Ele também falou sobre a reestruturação do sistema público de saúde, com os quatro prontos atendimentos (UPA 24 Horas) com apoio federal e os dois pronto atendimentos (PA 24 Horas) com recursos próprios, desafogando o Hospital São Vicente de Paulo. O futuro Hospital de Clínicas também foi lembrado, com 300 leitos e incorporando área para as especialidades do Núcleo Integrado de Saúde (NIS).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/21/ubs-comercial-analisa-locais-para-nova-sede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original