Vida e obra de artista jundiaiense são homenageadas no Solar

Publicada em 01/10/2013 às 18:18

Depois de 6 anos sem apresentar exposições na cidade, a Associação de Artistas Plásticos de Jundiaí (AAPJ) expõe “Issis – O Semeador”. A exposição, que começa nesta sexta-feira (4), no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’, é inspirada na obra do artista plástico Issis Martins Roda, profissional que marcou e mudou a vida de muitos jundiaienses.

Mais
Vida e obra de artista jundiaiense é homenageado no Museu Solar do Barão

Exposição segue até o dia 19 de outubro

Exposição segue até o dia 19 de outubro

“Issis foi um grande artista e mais que isto, um grande professor. Ele era uma pessoa muito acessível, sem vaidades, que gostava de compartilhar seu conhecimento e técnica com os novos aspirantes a artistas”, declara Marco Antônio Scarelli, presidente da AAPJ e curador da exposição.

Issis nasceu no Estado de Minas Gerais, porém a carreira teve início em Jundiaí. Ele foi o fundador da AAPJ, e o criador do curso de “Pintura e Desenho”, que hoje acontece na Secretaria de Cultura.

“Issis começou o curso porque também era um grande pesquisador de arte. Hoje, este curso é o início da carreira de muitos artistas da cidade. É um grande orgulho ver que profissionais da área, que estão fazendo sucesso por todo o País começaram aqui. A maioria dos artistas desta exposição por exemplo, começou neste curso”, explica Marcos.

Dez artistas vão expor as obras. A preparação começou em fevereiro, quando foram feitas reuniões entre eles. “Foi muito importante voltar a ter este espaço na cidade. Neste mês, comemoramos 39 anos da associação e a exposição será uma homenagem póstuma pelos dez anos de falecimento de Issis”, diz o curador.

Mistura
Todas as obras da exposição são inspiradas na obra de Issis Martins, o trabalho do artista misturava temas cotidianos, imagens bizantinas e abstratas. “Vamos apresentar objetos, esculturas, pintura, fotografia e técnicas mistas. Um dos trabalhos é da artista Alessandra Rodrigues. Ela traz um trabalho chamado paper craft, uma técnica de escultura inédita aqui na cidade”, comenta Marcos.

A abertura de “ISSIS- o Semeador” acontece às 19h30, e a exposição segue até 19 de outubro. A entrada é gratuita. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações ligue: (11) 4521-6259.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/01/vida-e-obra-de-artista-jundiaiense-e-homenageado-no-museu-solar-do-barao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original