Capoeira Idalina comemora prêmio com sarau
Publicada em 04/11/2013 às 19:20Mesmo o clima quente do domingo (3) não tirou o ânimo dos participantes do 4º Sarau da Capoeira Idalina em homenagem a Zumbi dos Palmares. Eles saíram do barracão, onde geralmente ocorrem as atividades, e se reuniram embaixo das árvores do espaço. Durante o sarau, apresentações de capoeira de Angola, música, teatro, dança e literatura comemoraram o prêmio Culturas Populares, entregue recentemente pelo Ministério da Cultura.
Mais
Museu Solar do Barão recebe palestra sobre a Festa do Divino
“A partir da arte da capoeira abrimos caminho para a expressão de outros segmentos. Temos esta oportunidade por meio do apoio da secretaria de Cultura, agregando novos artistas, valorizando a arte e trocando experiências”, disse o mestre Pássaro, durante o sarau.
Dona Maria de Lurdes, mãe de Pássaro, leu um texto sobre o valor da educação. O cantor Leonardo, recém chegado a Jundiaí, expôs canções próprias. Nelson Jamaica apresentou diversos ritmos africanos utilizando o djembê, tambor africano, além da kalimba, também originário da África. Kléber Moura, professor de maracatu do barracão, apresentou o grupo Tambores de Inkice, além de outras apresentações que duraram toda a tarde.
Prêmio
Todo o trabalho em prol da cultura popular realizado no Barracão Capoeira Idalina recebeu o prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura. A 4ª edição do prêmio rendeu homenagem ao grande artista Amácio Mazzaropi, em seu centenário de nascimento, um dos grandes símbolos da cultura brasileira.
O concurso selecionou 350 inscrições de Mestres e mestras, de grupos/comunidades informais e de grupos/comunidades formais de todo o Brasil. O objetivo foi reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das culturas populares.
O grupo de Jundiaí recebeu como prêmio R$ 10 mil, dentro do segmento de grupos informais que desenvolvem manifestações e expressões artísticas típicas.
“Há 25 anos que trabalho em prol da cultura popular e agora recebemos um reconhecimento de todos estes anos de experiência. Dedico essa conquista a todos alunos que já passaram pelo barracão que agora ficará muito melhor com este prêmio, que será utilizado para melhorias no espaço, compra de novos equipamentos, ampliação dos cursos e realização das atividades, recebendo sempre melhor os artistas e o público em geral.
Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original