Começa o Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí

Publicada em 04/11/2013 às 15:32

Com um café da manhã realizado na Unip para autoridades e convidados, teve início nesta segunda-feira (4) o Festival Gastronômico “Sabores de Jundiaí”. São 50 estabelecimentos da cidade reunidos num evento inédito promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, com participação da agência de marketing IO! Comunica.

Mais
Cerimônia marca início do Festival Gastronômico
Confira os estabelecimentos comerciais participantes

Veja os pratos participantes
Conheça o site oficial do evento

Durante o período de 4 a 30 de novembro, quem consumir os pratos criados especialmente pelos estabelecimentos gastronômicos que aderiram ao evento terá direito a carimbos em um passaporte. Dez carimbos no passaporte dão direito a retirar um jogo de seis copos personalizados com temas que remetem à história da cidade.

Prefeito Pedro Bigardi: “Parcerias garantem o sucesso da iniciativa”

Prefeito Pedro Bigardi: “Parcerias garantem o sucesso da iniciativa”

No lançamento, o prefeito Pedro Bigardi disse que a forte tradição gastronômica da cidade será mais uma vez evidenciada com essa iniciativa. De acordo com ele, isso só é possível graças à integração de diversos setores da Prefeitura. “É a oportunidade que o município tem de mostrar aquilo que tem de melhor nessa área, além de alcançar o potencial regional, que deve ser considerado.”

Para o secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, a participação de outras secretarias teve um significado importante em todo o processo. “Vamos incentivar o turismo interno, fazendo com que as pessoas conheçam e aproveitem o que o setor gastronômico tem para oferecer”, disse. E elogiou ainda a criatividade dos chefs de cozinha, que foram “muito felizes” na escolha dos temas que inspiraram os pratos selecionados.

Para o publicitário Rodrigo Góes, da IO! Comunica, o projeto nasceu vitorioso e rapidamente atingiu a meta de 50 estabelecimentos participantes, sinalizando que, nos próximos anos, o Sabores de Jundiaí deverá ser ampliado.

A escolha da Unip para o lançamento e início do Sabores de Jundiaí não foi por acaso. Como a própria coordenadora-geral dos cursos de turismo da faculdade, Marília Gomes dos Reis, lembrou, a escola possui cursos com foco também na gastronomia. “Essa iniciativa tem ligação com o nosso curso de turismo, colocado como quarto lugar no País, com disciplinas na área da gastronomia”, comentou.

Os números confirmam a importância do festival. A cidade conta com 293 estabelecimentos gastronômicos para atender aos turistas, oferecendo uma enorme diversificação de pratos, passando inclusive pela culinária internacional. A diretora de Turismo da Secretaria de Agricultura, Marcela Moro, destaca que o festival vai fazer com que as pessoas queiram conhecer um pouco mais os estabelecimentos que trabalham com alimentação e bebidas na cidade.

Kits com copos
Os primeiro mil participantes que comprarem dez pratos no 1º Festival Gastronômico de Jundiaí vão receber os carimbos em seus passaportes e, assim, ter direito ao kit com seis copos personalizados. Cada um retratando um atrativo turístico da cidade, que são a Uva e o Vinho, Ponte Torta, Polytheama, Serra do Japi, Expresso Turístico e a Catedral Nossa Senhora do Desterro. Os kits serão retirados no Centro de Informações Turísticas, mediante apresentação do passaporte com os respectivos carimbos.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/04/comeca-o-festival-gastronomico-sabores-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original