Museu Solar do Barão recebe palestra sobre a Festa do Divino

Publicada em 04/11/2013 às 18:38

Tradição, comemoração e celebração da fé. A Festa do Divino é a mistura de vários sentimentos e faz parte da cultura popular da cidade de São Luiz do Paraitinga e Lagoinha, no interior de São Paulo. Nesta quarta- feira (6) às 20h, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, recebe a antropóloga Adriana de Oliveira Silva, que ministrará uma palestra gratuita sobre o assunto.

Mais
Cultura apoia exposição que retrata recursos hídricos
Em 2014, Jundiaí será enredo de escola de samba carioca

Vicent Van Gogh tem a vida representada no Polytheama

Capa do livro que retrata grande festa popular

Capa do livro que retrata grande festa popular

“Minha pesquisa começou em 2003, queria entender o que era a Festa do Divino para os moradores da região”, conta Adriana. O resultado deste trabalho foi a pesquisa de mestrado e o livro ‘Caminhos do Divino: Festa e Cultura Popular em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha’ com foco nos bastidores da festa e o trabalho realizado pelo grupo de homens Giro da Folia do Divino. “Este grupo busca pela zona rural da cidade prendas para a festa, eles aceitam de tudo, dinheiro, comida, animais, e sempre dão uma benção à família que visitam, ela contribuindo ou não”, explica a antropóloga.

Adriana acompanhou o grupo em 2008, buscando prendas para a festa de 2009, a emoção marcou a trajetória da pesquisadora. “O choro entre os foliões no encerramento da Festa do Divino foi muito revelador, o poder que a fé e a solidariedade exercem sobre estes moradores é emocionante”, declara a palestrante.

Para ela, a Festa do Divino, é como um encerramento e celebração de todo o trabalho que a comunidade tem para produzir o festejo, e isto eu só pude perceber depois da pesquisa”, finaliza Adriana.

Exposição
A palestra faz parte da exposição “Um desenho sobre a Festa do Divino” que acontece no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão até o dia 23 de novembro. Maria Lúcia Panizza apresenta 45 obras entre aquarelas, monotipias, desenhos e apresentações audiovisuais compostas por seu marido, José Pedro Panizza.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro. Mais informações ligue: (11) 4521-6259.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/04/museu-solar-do-barao-recebe-palestra-sobre-a-festa-do-divino/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original