Trilhas da Serra do Japi abrem 2ª fase em dezembro

Publicada em 07/11/2013 às 19:18
Visita a trilhas abre inscrições de testes de verão em dezembro

Visita a trilhas abre inscrições de testes de verão em dezembro

A Reserva Biológica Municipal, na Serra do Japi, vai abrir no início de dezembro as inscrições para a segunda fase experimental da visitação por trilhas. A novidade, confirmada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, é a inclusão da trilha do Paraíso (com 11 km de extensão total) ao lado das trilhas do Mirante e Biquinha.

Serra do Japi tem novidades: uso com educação ambiental

Serra do Japi tem novidades: uso com educação ambiental

“Pretendemos ter como alvo os estudantes e as famílias nessa época de férias de verão, sempre mantendo a característica dos passeios permitidos na reserva, que é a educação ambiental, permitindo o acesso controlado a essa experiência única”, afirma a secretária Daniela da Camara Sutti.

A Serra do Japi ocupa aproximadamente 350 km² em quatro municípios, sendo que 91,4 km² estão em Jundiaí como área tombada em 1983 (com mais uma zona de amortecimento no entorno). Nesse contexto, a Reserva Biológica Municipal (Rebio) ocupa atualmente 20,7 km² como a área mais protegida, na parte alta, desse que é o maior remanescente de floresta atlântica do interior do Estado de São Paulo.

Educação ambiental
Em 2014, com a regularização das normas para monitores, a educação ambiental nas trilhas da Reserva Biológica Municipal deve contar com as alternativas gratuitas com técnicos da Prefeitura ou com taxas definidas para os serviços dos monitores credenciados. No momento, quatro trilhas estão com licença prévia na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, sendo duas com acesso previsto na zona de amortecimento da Ermida e duas com acesso pela zona de amortecimento da Malota.

Mas os dados mostram que a visitação na Reserva Biológica Municipal continuou forte ao longo de todo o ano de 2013, especialmente com os grupos de escolas públicas levados até a Base Ecológica mantida em parceria da Prefeitura de Jundiaí com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Esperamos que os passeios dessa segunda fase marcados no início do próximo mês possam ser iniciados na data de aniversário de Jundiaí, dia 14 de dezembro”, comenta Daniela. O agendamento será detalhado em dezembro, neste portal, ou no 5º andar do Paço.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/07/trilhas-da-serra-do-japi-abrem-2a-fase-em-dezembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original