UBS Morada das Vinhas discute reforço de atenção básica

Publicada em 07/11/2013 às 12:33

Em reunião organizada pelo conselho gestor da unidade básica de saúde (UBS) Morada das Vinhas, o secretário de Saúde Cláudio Miranda encontrou uma forte preocupação da comunidade com a valorização da atenção básica, prevista nas metas de ampliação das equipes de saúde da família do atual governo. E anunciou o projeto de reforma da unidade com um novo espaço de reuniões.

Mais
Aberto edital para obras da UBS Jardim Tarumã

A reunião na Morada das Vinhas: valorizando a atenção básica

A reunião na Morada das Vinhas: valorizando a atenção básica

“A reunião foi muito produtiva e encaminhamos um novo encontro, reunindo outros setores da saúde, obras e talvez até da área de transportes para detalhar questões surgidas dos conselheiros e moradores”, explicou Cláudio.

Uma das propostas é aproveitar a reforma prevista para estudo de uma área externa coberta e de uma sinalização de estacionamento na rua sem saída ao lado da unidade, além de mecanismos de redução de velocidade na avenida principal.

No encontro, o secretário apresentou os avanços ocorridos desde a primeira rodada de visitas nas 37 unidades da rede de saúde, em fevereiro deste ano. Em um balanço geral da redução de filas e ampliação de exames foi lembrado que a nova rodada de encontros nas unidades visa detectar as lacunas restantes.

“Nosso maior problema está em recursos humanos. Foram chamados quase 30 profissionais de concurso anterior e está sendo fechado agora um novo concurso. Corrigimos algumas injustiças salariais antigas para técnicos e está tramitando uma proposta de ajuste para agentes comunitários. Mas enquanto tratamos de novas medidas para médicos e enfermeiros, vamos credenciar novos serviços onde for necessário, como em ortopedia, oftalmologia e neurologia”, explicou o secretário. Somente no Instituto Luiz Braille, o convênio deve passar de 4,3 para 6,3 mil atendimentos mensais.

Rede de saúde
A reestruturação da rede com as quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e dois Pronto-Atendimentos (PA), todos com funcionamento 24 horas, e mais o futuro hospital de clínicas, foi apontada como demanda também da futura informatização e uso de prontuários eletrônicos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/07/ubs-morada-das-vinhas-discute-reforco-de-atencao-basica/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original