Curso de Libras forma a primeira turma de servidores

Publicada em 08/11/2013 às 16:18

As dificuldades enfrentadas diariamente por Maria Gabriela Bortollo, enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Comercial para atender pacientes com deficiência auditiva chegaram ao fim. Ela é um dos 25 alunos do Curso de Libras – oferecido pela Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí (EGGMJ) – que se formaram quinta-feira (7), em solenidade realizada no auditório da Prefeitura de Jundiaí. O prefeito Pedro Bigardi acompanhou a formatura.

Mais
Veja álbum de fotos do evento
Servidores aprovam palestra sobre educação financeira

Turma do Curso de Libras recebe certificado e placa

Turma do Curso de Libras recebe certificado e placa

“Nos comunicávamos com escritas em papéis, mas com o tempo, eles se sentiam inibidos de comparecerem na unidade, por receio de não serem compreendidos”, explicou Maria Gabriela. Ela conta que ao longo do curso colocou em prática o conteúdo aprendido, o que contribuiu no atendimento aos pacientes.

Para o prefeito Pedro Bigardi, “o curso de Libras é essencial para um bom atendimento aos cidadãos que procuram os serviços públicos”. Para Marcelo Lo Mônaco, presidente da Escola de Governo, o curso foi um trabalho desenvolvido pela escola com vista para os deficientes auditivos que utilizam os serviços públicos. “E esse público é de extremo interesse para os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência”, disse.

Placa será usada para facilitar identificação aos deficientes

Placa será usada para facilitar identificação aos deficientes

Preparados
O coordenador Reinaldo Fernandes também fez parte da turma de formandos. “É importante pensar que a acessibilidade não se resume apenas em rampas para deficientes físicos, pensar em ter servidores preparados para atender os auditivos é dar a verdadeira cidadania”, disse.

Segundo Reinaldo, cada formando recebeu uma placa de identificação que será usada durante o expediente identificando-o como um servidor apto em falar a linguagem de sinais. Tanto Maria Gabriela quanto Reinaldo afirmaram que o curso foi extremamente dinâmico. “O professor nos levou a vivenciar o dia a dia de um surdo para que aprendizado fosse ainda mais eficaz”, disse o coordenador.

O professor Junior Nascimento comentou ter conseguido aplicar todos os conhecimentos da língua de sinais. “As vivências, tão elogiadas pelos alunos, complementam toda a estrutura do processo de ensino utilizada nas aulas”, disse. “Esse curso é só uma parte de uma ação para desenvolver políticas públicas voltadas aos deficientes auditivos”, afirmou.

O sucesso do Curso de Libras contribuiu para que a Escola de Governo e Gestão pense em abrir novas turmas para o próximo ano. “Temos dois grandes motivos para continuar com os cursos: respeitar a lei que exige 5% dos servidores falando a língua de sinais e claro, respeitar o cidadão”, concluiu Lo Mônaco.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/08/curso-de-libras-forma-a-primeira-turma-de-servidores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original