Saúde inicia ações do Dia Mundial do Diabetes

Publicada em 08/11/2013 às 15:36

Um café da manhã realizado na UBS da Vila Comercial abriu, nesta sexta-feira (8), a mobilização da Secretaria de Saúde em torno do Dia Mundial do Diabetes. Com diversas atividades confirmadas nos bairros, o evento vai ter o ponto alto nas diversas atividades programadas para o feriado da próxima sexta-feira (15), no Parque da Cidade.

Mais
‘Fique Sabendo’ dá oportunidade para 1º teste de Aids

“Em nosso evento, que abriu essa programação, tivemos 60 adultos que lotaram a unidade e que chamamos ironicamente de uma ‘doce manhã’ com diabéticos”, afirmou Gabriela Bortotto, gerente da UBS Comercial.

UBS da Vila Comercial recebeu todos com um café da manhã

UBS da Vila Comercial recebeu todos com um café da manhã

Os participantes compareceram em jejum às 8h para fazer o teste de glicemia capilar. Depois tiveram um café da manhã saudável. Também houve o depoimento de um paciente que perdeu peso e controlou a doença sem tomar insulina, e palestras da médica Ângela Molina Moraes Costa e da nutricionista Camila (da equipe regional do novo Núcleo de Apoio da Saúde da Família, o NASF). E uma podóloga falou sobre os cuidados com os pés.

Na segunda-feira (11), as atividades continuam. Na UBS Vila Rami, durante toda semana, das 8h às 17h, a novidade é um concurso de receitas saudáveis que, entre outras coisas, eliminem o uso do açúcar. Na UBS Vila Rui Barbosa, um evento será realizado às 8h e às 14h para estimular os moradores a fazer testes de glicemia capilar. Na UBS Novo Horizonte também serão iniciadas atividades para toda a semana e na unidade de saúde da família (USF) Parque Centenário acontece uma roda de conversa com médico e dentista às 8h e às 14h.

Na terça-feira (12) é a vez das unidades de saúde UBS Morada das Vinhas e UBS Jundiaí-Mirim realizarem um esforço concentrado de orientação sobre pés, nutrição e saúde bucal no tema do diabetes. Na quarta-feira (13) as orientações, seguidas de café da manhã, acontecem nas unidades UBS Vila Maringá e UBS Vila Rui Barbosa.

“Teremos atividades desde segunda-feira, inclusive exposição de ervas aromáticas para alimentação saudável na terça, antes do dia do café”, detalha a gerente da UBS Rui Barbosa, Cristiane Franco. Também na quarta (13), na UBS Central, acontece uma palestra sobre nutrição saudável a partir das 10h. Nos demais dias, testes de glicemia (dextro) abertos ao público com orientações.

Dia é comemorado em 160 países: autocuidado

Dia é comemorado em 160 países: autocuidado

E na quinta-feira (14) acontecem esforços de testes de glicemia capital nas unidades UBS Morada das Vinhas, UBS Vila Aparecida, UBS Vila Hortolândia e UBS Vila Ana. Em algumas com propostas diferentes como a caminhada prevista pela UBS Ivoturucaia e as atividades no salão paroquial marcadas pela UBS Jardim Tulipas.

“De alguma maneira, todas as unidades estarão envolvidas. Em nosso caso, manteremos o esforço permanente de acolhimento, testes de glicemia capilar e orientação”, explica Ângela Vilela, gerente da UBS Pitangueiras.

Outras unidades mobilizam os moradores para eventos posteriores à data, como a UBS Fazenda Grande que programou uma caminhada pelo Parque Botânico Eloy Chaves para o dia 28 de novembro. Os demais pontos da rede de 37 unidades básicas e de saúde da família da Secretaria de Saúde também estarão criando eventos ao longo da semana.

Diabetes infantil
A mobilização é importante porque o Programa de Prevenção de Diabetes estima que 30 mil pacientes estejam em tratamento no município e outro número semelhante ainda esteja com pessoas que não fizeram o diagnóstico. A maioria é Diabetes Tipo 2 (que envolve geralmente adultos), mas uma taxa média de 5% atinge crianças.

“Temos 120 delas em tratamento no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e serão o alvo principal do evento no Parque da Cidade”, explica a coordenadora Nilce Botto Dompieri Folena.

O evento do feriado de sexta-feira (15) vai acontecer das 9h às 12h com participação da Secretaria de Educação, que cedeu ônibus para o grupo, e da Secretaria de Esportes, que teve bicicletas cedidas pelo Programa de Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e mais jogos como dama e boca de palhaço. A parceria de organização do evento é com o Instituto da Criança e Adolescente com Diabetes (ICAD).

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 160 países, sendo focado nas orientações sobre autocuidado.

Um dos pontos da humanização do sistema citados pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda, é a entrega agendada de medicamentos ou insulina usado pela Farmácia Central e também pelas unidades de saúde (que até mesmo telefonam quando os pacientes faltam ao compromisso para verificar se houve problemas de saúde). A cidade também está relacionada ao tema pela participação da Faculdade de Medicina de Jundiaí em pesquisas ligadas ao desenvolvimento de vacina para a doença.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/08/saude-inicia-acoes-do-dia-mundial-do-diabetes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original