Uma nova Companhia de Teatro Municipal vem aí

Publicada em 08/11/2013 às 17:01

Um clima de expectativa passava nesta sexta-feira (8) pelo Complexo Fepasa, onde foram realizadas as audições de atores da Companhia de Teatro Municipal 2014. A nova equipe será dirigida pelo diretor artístico Angelo Brandini, que contará com o assistente de direção Claudio de Albuquerque e o diretor musical Fernando Escrich.

Mais
Orquestra Municipal surpreende estudantes

A divulgação dos selecionados será realizada a partir do dia 18 de novembro de 2013, por meio deste site e pela Imprensa Oficial do Município. Cada integrante selecionado para a Cia de Teatro Municipal receberá uma remuneração mensal no valor total de R$ 2,1 mil e os atores em stand by R$ 1,4 mil

Os 39 candidatos concorrem a oito vagas de atores disponíveis para o grupo, duas vagas para stand by e seis vagas como suplentes. Daniel Zanna, ator de Jundiaí há 10 anos, é um dos concorrentes,. Ele explica que entre os atrativos de participar da companhia está a certeza de apresentações e a estabilidade financeira que ela traz para o artista. “Participar da Companhia é a certeza de que vamos ter espaço para apresentar nossos trabalhos e uma segurança financeira durante a vigência do contrato. Coisa que nós, atores, infelizmente não temos”, diz.

Angelo Brandini, diretor artístico da Companhia de Teatro

Angelo Brandini, diretor artístico da Companhia de Teatro

A atriz e participante da banca julgadora Bete Dorgam passa um pouco das impressões que os jurados sentiram das apresentações dos candidatos. “Todos os atores estão muito disponíveis, trouxeram uma apresentação conforme era pedido no regulamento. Todas as cidades deveriam ter uma companhia de teatro, isto é essencial para a formação dos cidadãos. Cultura não é futilidade, mas sim necessidade”, completa a atriz.

Além de Bete, compunham a comissão julgadora: Angelo Brandini, diretor artístico, Carla Pagani, diretora do teatro, Eufraudisio Modesto, diretor de Cultura, Luciana Viacava, atriz e Fernando Escrich, diretor musical.

O novo diretor da Companhia, Angelo Brandini, é formado pela Escola de Arte Dramática da USP, faz parte do Doutores da Alegria desde 1994, onde atua como coordenador nacional de criação. “O convite para ser o diretor da companhia foi feito pela Carla Pagani. Uma das minhas propostas de trabalho para a Companhia é trazer uma peça mais popular, inclusive com apresentação de uma das histórias do autor Ariano Suassuna”, diz o diretor. A primeira apresentação desta nova formação está prevista para o mês de agosto de 2014, segundo o diretor.

Novos projetos
A diretora de Teatro da Prefeitura, Carla Pagani, diz que um dos projetos é fazer workshops com a população. “Mais que apresentar peças, o papel da Companhia é criar público, levar a população ao teatro. Para isso, as pessoas têm que conhecer esta Companhia, por isso pretendemos fazer workshops durante o ano”, conta. “Já confirmamos uma parceria com a Secretaria de Educação e vamos levar as peças da Companhia para as escolas. Pretendemos fazer uma média de 60 apresentações no ano que vem”, explica Carla.

Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/08/uma-nova-companhia-de-teatro-municipal-vem-ai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original