Fundo Social inicia oficinas de moda no Novo Horizonte

Publicada em 11/11/2013 às 16:11

A segunda-feira (11) teve um gosto de novidade para 20 mulheres, moradoras na região do Jardim Novo Horizonte. O motivo foi o início das oficinas gratuitas de confecção de bolsas, propostas pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss) e ministradas no Centro Comunitário São Francisco de Assis.

Mais
Curso de Libras forma a primeira turma de servidores

Primeira-dama: "Descentralização será ampliada"

Primeira-dama: “Descentralização será ampliada”

O espaço, mantido pela Cáritas Diocesana de Jundiaí, foi cedido para a capacitação. A primeira aula contou com a presença da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Funss. “As oficinas vão preparar as alunas para que consigam uma renda extra. Essa ideia faz parte da nossa proposta de descentralização dos cursos, que será ampliada no próximo ano.”

Essa é a segunda experiência do Fundo Social em levar os cursos aos bairros em 2013. A primeira foi no Jardim São Camilo, com aulas de informática gratuitas para 60 crianças, adolescentes e adultos na Associação Pio Lanteri.

Além de duas turmas desta segunda, o Centro Comunitário contará, a partir de dezembro, com a oficina de customização de roupas, também nos períodos da manhã e tarde, de segunda e sexta-feira, com 10 alunos em cada turma.

Na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Chácara Urbana, os cursos começam nesta terça-feira (12). As aulas são de conserto de roupas e oficina de bolsas. Todas as 80 vagas para as capacitações foram preenchidas. “No próximo ano teremos um curso profissionalizante, chamado Escola da Moda, que vai preparar esses alunos para o mercado de trabalho”, acrescenta Margarete.

A professora das oficinas, Ana Luiza Nogueira Disas, frisa que essa é a chance das alunas conseguirem um incremento na renda em dezembro. “É a oportunidade de aproveitar o final do ano e já comercializar os produtos que elas aprenderão a fazer”.

Novo passo
Empolgadas, as alunas do curso no Novo Horizonte não esconderam a expectativa. “Pretendo aprender a fazer as bolsas e trabalhar em casa. Dessa forma, consigo conciliar o trabalho e os cuidados do lar e do meu filho”, comenta a dona de casa Luana Cristina Vilela de Oliveira Dota, de 30 anos.

Para ela, poder aprender uma profissão no bairro em que mora faz toda a diferença. “Não tenho como me deslocar duas vezes por semana para sair do bairro e ir ao Centro.”

Quem também iniciou as aulas nesta segunda foi a dona de casa Ana Paula Rodrigues Manhami, 37 anos. “É uma grande oportunidade de colaborar na renda de casa.”

A coordenadora da Cáritas Diocesana de Jundiaí, Maria Rosângela Moretti, comenta que a parceria com o Fundo Social vem ao encontro da proposta já executada no Centro Comunitário. “Nós trabalhamos aqui com o propósito de multiplicar o saber. As próprias frequentadoras ministram as aulas e passam o conhecimento às outras. Com o Funss, será possível agregar a proposta de profissionalizar essas mulheres.”

Descentralização de cursos profissionalizantes nos bairros da cidade

Descentralização de cursos profissionalizantes nos bairros da cidade

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/11/fundo-social-inicia-oficinas-de-moda-no-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original