Banheiros públicos serão instalados em feiras e varejões

Publicada em 12/11/2013 às 16:23

A partir da próxima semana todas as feiras livres e varejões da cidade contarão com banheiros públicos. Para atender a essa antiga reivindicação dos feirantes e da população, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, optou pela compra de sanitários móveis. Os cinco módulos (cada módulo tem dois banheiros) foram entregues nesta terça-feira (12). O investimento é de R$ 199 mil.

Mais
Virada Negra: Missa afro reúne dança, música e fé

O secretário Marcos Brunholi recebeu os módulos: promessa cumprida

O secretário Marcos Brunholi recebeu os módulos: promessa cumprida

A ação de promover infraestrutura sanitária em 100% das feiras livres faz parte do Programa de Metas 2013-2016, estabelecido pela atual administração. “Esta é uma das nossas promessas de campanha. Isso vai trazer mais comodidade e dignidade para os feirantes e para a população que frequenta as feiras”, destaca o prefeito Pedro Bigardi.

O secretário Marcos Brunholi explica que construir banheiros em todas as feiras ficaria muito caro e exigiria muita mão de obra para a manutenção. “Também não queríamos os banheiros químicos. Pesquisamos e encontramos estes sanitários portáteis, que vão atender com o máximo de conforto os feirantes”, diz Brunholi. Os módulos são instalados em cima de uma carreta para facilitar a locomoção.

Banheiros são confortáveis e ecológicos

Banheiros são confortáveis e ecológicos

Ecológicos
De acordo com o secretário, os sanitários são ecológicos – as luzes funcionam com energia solar. Também serão ligados à rede de esgoto, por isso não é necessário tratamento químico. “A DAE já fez a ligação de esgoto em todas as feiras. Este modelo não existia. A empresa desenvolveu desta forma a nosso pedido.”

Além de ser mais confortável comparado ao banheiro químico, este modelo é ecológico. Ele possui um reservatório de água com capacidade de 160 litros, o que dá uma autonomia de cerca de 150 usos. O sistema de descarga também foi desenvolvido para economizar água, gastando apenas um litro por uso. Também funciona com energia solar.

Atualmente, a população de Jundiaí conta com 14 feiras livres e 18 varejões, incluindo os dois varejões noturnos. “Estes cinco módulos serão suficientes para atendermos todas as feiras”, garante Brunholi.

Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/12/banheiros-publicos-serao-instalados-em-feiras-e-varejoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original