Fundo Social inicia oficinas de conserto de roupas
Publicada em 12/11/2013 às 16:00O Fundo Social de Solidariedade (Funss) iniciou nesta terça-feira (12) as oficinas gratuitas de conserto de roupas na sede, localizada na Chácara Urbana. A primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Funss, deu boas vindas às alunas.
Mais
Fundo Social inicia oficinas de moda no Novo Horizonte
Nesta quinta-feira (14), também no Fundo Social, serão iniciadas as aulas de confecção de bolsas. Além disso, já começaram as oficinas de moda no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Jardim Novo Horizonte. O mesmo espaço receberá oficinas de customização de roupas em dezembro. No total, 80 vagas foram abertas e preenchidas.
A primeira-dama destacou às alunas que a oficina é uma oportunidade de geração de renda. “Não é apenas um curso para passar o tempo. Tem caráter profissionalizante, assim como todas as outras capacitações que realizamos e realizaremos aqui”, lembrou. Margarete frisou ainda que, no caso dos cursos relacionados à moda, todas as vagas foram preenchidas por mulheres. “É bacana que todas tenham uma independência financeira e uma profissão.”
Segundo ela, o Fundo Social abre, em breve, as vagas para os cursos Escola da Moda, manicure, cabeleireiro, informática, entre outros. “São oportunidades de capacitação e entrada no mercado de trabalho.”
Público
Nas aulas no Fundo Social, a maioria das alunas, cerca de 32%, está na faixa dos 20 aos 30 anos. Na sequência vem a turma de 30 a 40 anos (27%). Mulheres até 20 anos são 21% das inscritas. De 40 a 50 anos, 11%. Já até 60 anos, 7%. Também há uma inscrita acima de 70 anos.
Entre essas alunas está Telma Formoso Rodrigues, de 36 anos. Ela, que morava em Porto Ferreira, reside em Jundiaí há cerca de um ano e elogiou a iniciativa do Funss de realizar o curso gratuito. “Minha intenção é levar tudo o que aprendo aqui para fazer em casa. Como tenho dois filhos pequenos, facilita muito.”
Assim como ela, Maria Cristina Tobias, de 44 anos, compareceu. “Quero aprender para ter uma renda extra. E o fato de o curso ser de graça é muito bom.”
Por Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida
Baixe as fotos desta notícia na resolução original