Números mostram que pais apoiam reorganização

Publicada em 12/11/2013 às 10:35

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, afirmou nesta segunda-feira (11) que 65% dos pais com crianças matriculadas nas sete creches que passam pela reorganização já optaram pelo meio período. “Outros 30% que desejam o período integral foram encaminhados para unidades próximas à residência das crianças. E os casos pontuais também serão resolvidos ao longo desta semana”, disse.

Mais
Fundo Social inicia oficinas de moda no Novo Horizonte

Durval atende grupo de pais na Câmara Municipal: creche para todos

Durval atende grupo de pais na Câmara Municipal: creche para todos

Estas ações têm como objetivo atender a demanda por vagas em meio período para as creches. A mudança efetiva se dará no início do ano letivo de 2014. Segundo o secretário, a cidade possui atualmente 30 creches municipais, todas em período integral, que atendem cerca de 5 mil crianças, e 30 pré-escolas, todas com oferta de vagas só em meio período.

“Não havia disposição de vagas para meio período nas creches, mas existe esta demanda. Para se ter ideia, temos mais de 1 mil crianças na faixa de 3 anos de idade que deveriam estar na creche, mas estão nas pré-escolas porque a necessidade de muitos pais é por meio período”, explica Orlato. “Queremos oferecer escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) com todas as opções, integral e meio período”.

Mais melhorias na Educação do município já foram anunciadas este ano pelo prefeito Pedro Bigardi, como a construção de duas novas creches – em parceria com o Governo do Estado – e a entrega de uniformes escolares e calçados a 26 mil alunos. Ações prometidas pelo chefe do Executivo local e que constam no Programa de Metas do governo, a ser cumprido até 2016.

Diálogo aberto
Nesta segunda-feira (11) à noite, inclusive, Durval Orlato recebeu pais de crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Eles compreenderam a nova proposta e os vereadores elogiaram a iniciativa do secretário em atender a demanda e abrir o diálogo. “A Secretaria de Educação sempre esteve aberta para atender e esclarecer as dúvidas de uma situação ou outra”, concluiu Durval.

Participaram da reunião, realizada no Complexo Argos, os vereadores Dirlei Gonçalves, Gustavo Martinelli, José Adair, José Dias, Marcelo Gastaldo e Valdeci Vilar.

Os pais puderam expor as principais dúvidas e foi melhor esclarecido a respeito do direito da vaga no período integral. “As mães já têm a vaga garantida no sistema, ou seja, elas têm o direito de alocar o filho em uma creche próxima à residência ou do local de trabalho, tanto em unidades do município como nas conveniadas”, explicou o secretário.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/12/numeros-mostram-que-pais-apoiam-reorganizacao-da-educacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original