Prefeitura reforça valor dos agentes comunitários de saúde
Publicada em 13/11/2013 às 13:51O prefeito Pedro Bigardi assinou nesta quinta-feira (14) o projeto de lei que reajusta os salários dos agentes comunitários de saúde em 21,55%, passando de R$ 967,29 para R$ 1.175,74. A medida articulada pelos secretários Cláudio Miranda (Saúde) e Edson Rocha (Negócios Jurídicos) foi estruturada desde o início do ano e envolve 184 agentes da rede de atenção básica que há muito tempo tinham os menores salários da administração municipal. A data de vigência é de 1º de novembro no projeto que segue para a Câmara.
Mais
Prefeitura sobrevoa rio Jundiaí por plano de drenagem
GGIM define ação integrada para o Natal no Centro
“Temos uma prioridade clara na valorização da saúde da família e o encaminhamento já era de conhecimento dos vereadores e dos sindicatos. No próximo ano vamos fazer uma revisão do Plano de Cargos e Salários”, explicou o prefeito Pedro Bigardi.
Os 184 agentes trabalham em nove equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e em 12 equipes da Estratégia de Agentes Comunitários de Família (EACS). O trabalho da atenção básica visa, de acordo com a coordenadora Elaine Pilon, passar de cinco equipes de saúde da família para 30 equipes em 2016, com cobertura de 100 mil moradores.
“É um modelo diferente por ser multidisciplinar, com médico generalista, atendimento odontológico, enfermagem e outros ao lado dos agentes”, afirmou.
O anúncio contou com a presença de integrantes da equipe de agentes da unidade básica UBS Morada das Vinhas, com Lígia Perrone, Sandra Regina Gomes da Silva, Felipe Duarte e Lilian Maris Medeiros de Marchi. “É um momento de valorização. Estou há 8 anos nesse trabalho que é um elo entre a Prefeitura e a população. Acho que fiquei mais humana ao lidar com tantos problemas variados e poder levar orientações de serviços de saúde”, comentou Lilian.
Também estiveram presentes o diretor de Contratos e Convênios da Secretaria da Saúde, Conrado Assis Ruiz, e a médica e gerente regional de Atenção Básica, Angela Molina Costa. Para Ruiz, que representou o secretário Cláudio Miranda (em evento externo), o anúncio reforça os ânimos do trabalho cotidiano do setor de saúde.
Investimentos
Além das unidades básicas de saúde e de saúde da família, o setor de atenção básica tem recebido investimentos também em equipes de saúde mental e de saúde bucal.
O secretário Edson Rocha lembrou que correções já foram feitas anteriormente nas categorias de técnico de enfermagem e técnico laboratorial e o prefeito Pedro Bigardi acrescentou as negociações no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Universitário. “Dentro dos limites possíveis, conseguimos corrigir algumas injustiças existentes”, completou o prefeito.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original