Gibis sobre o Dia da Consciência Negra são distribuídos

Publicada em 14/11/2013 às 19:06
Material foi entregue por Durval Orlato e Vanderlei Victorino às crianças

Material foi entregue por Durval Orlato e Vanderlei Victorino às crianças

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, acompanhadodo responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), Vanderlei Victorino, entregou, na tarde desta quinta-feira (14), gibis sobre Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) aos alunos da Emeb Doutor José Romeiro Pereira.

Alunos receberam o gibi, com a história de Zumbi dos Palmares

Alunos receberam o gibi, com a história de Zumbi dos Palmares

Mais
Virada Negra: Missa afro reúne dança, música e fé

O material educativo, produzido pela Editora Lake, em parceria com o Ministério da Educação, será entregue, antes do dia 20, aos 20 mil alunos do ensino fundamental.

“É necessário incentivar o conhecimento histórico das datas importantes para o País. E neste gibi, com linguagem apropriada, as crianças contam com uma maneira legal de entender a história de Zumbi e do Dia da Consciência Negra”, comentou Durval.

Ele lembrou que, em Jundiaí, o ensino da cultura afro-brasileira, africana e indígena já é aplicado nas escoas desde, em cumprimento à lei 10639.

Vanderlei Victorino explicou às crianças um pouco da história de Zumbi e ressaltou que a Coordenadoria luta contra o racismo e o preconceito. “Queremos que isso acabe em todo o mundo. E é importante conscientizar as crianças e mostrar a elas toda a história de Zumbi, que é nosso grande herói.”

O diretor da escola, Adauto Douglas Parré, ressaltou que a cultura do povo negro é tratada com preconceito e que o gibi e o tema abordado nas salas de aula faz com que as crianças tratem o assunto com respeito. “Quem respeita um, respeita todos. Por isso, é importante ampliar esse olhar das crianças à cultura de todos os povos.”

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/14/gibis-sobre-o-dia-da-consciencia-negra-sao-distribuidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original