Igualdade Racial faz balanço do trabalho já realizado

Publicada em 14/11/2013 às 19:20

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial (Cepppir) tem apenas sete meses de vida, mas esse período já foi suficiente para começar a discutir na cidade as políticas públicas e promoções para igualdade racial.

Veja o álbum de fotos da Virada Negra

Trançando Arte foi uma das ações feitas pela coordenadoria: sucesso

Trançando Arte foi uma das ações feitas pela coordenadoria: sucesso

“Já realizamos as nossas conferências municipal e regional para discutir a igualdade racial, voltamos recentemente da conferência nacional e também já conversamos com a Secretaria de Educação sobre a importância de implantar as leis do ensino da história africana e afrodescendente, assim como a história indígena nas escolas”, destaca o coordenador Vanderlei Victorino.

Ainda em políticas públicas, a coordenadoria fará uma revisão na lei de cotas e um estudo para a implantação do Estatuto da Igualdade Racial no município.

Na área da promoção a Cepppir realizou, em outubro o Trançando Arte, um evento que começou por meio de um movimento social que são as trançadeiras e Jundiaí acolheu de braços abertos. “Ao menos 4 mil pessoas passaram pelo evento, onde reunimos mais de 200 profissionais de quatro estados do país”, afirma Vanderlei.

O próximo evento será a Virada Negra, que acontece nos próximos dias 19 (terça-feira) e 20 (quarta-feira) em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Uma série de atividades e ações acontecem pela cidade nesses dois dias. “Acredito que a Virada será um marco na história de Jundiaí na promoção da igualdade a partir da cultura negra”.

Para o prefeito Pedro Bigardi, a Coordenadoria da Igualdade Racial, assim como todas as outras, tem o papel de elaborar políticas junto do gabinete e dialogar com outras secretarias. “É de extrema importância, também, a promoção de ações voltadas para cada setor, a Virada Negra vem neste sentido”

Kadija Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/14/igualdade-racial-faz-balanco-do-trabalho-ja-realizado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original