Banheiros agradam feirantes e consumidores no Eloy

Publicada em 16/11/2013 às 11:06

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, passou a oferecer banheiros públicos nas feiras da cidade. O primeiro a receber esta inovação foi o Parque Eloy Chaves, neste sábado (16).

Mais
Banheiros públicos serão instalados em feiras e varejões

Neusa comenta que esta era uma antiga reivindicação

Neusa comenta que esta era uma antiga reivindicação

A reivindicação é antiga e agradou os feirantes. “Pedíamos há muito tempo. E um banheiro chique assim é uma novidade maravilhosa”, comentou Neusa Maria da Silva Bianchin, feirante há 25 anos. “Antes, usávamos os banheiros de bares e comércios da região. Dependíamos da boa vontade das pessoas.”

O também feirante Ângelo Cestaroli lembrou que além de quem trabalha na feira, os clientes também pediam banheiro há tempos. “Era uma reclamação frequente. Ficamos felizes com esse olhar que a Prefeitura teve para algo que é importante para nós.”

A promoção de infraestrutura sanitária em todas as feiras livres faz parte do Programa de Metas 2013-2016, estabelecido pela administração. “É uma promessa feita pelo prefeito Pedro Bigardi que está sendo cumprida”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, que visitou a feira neste sábado (16), ao lado do diretor Edilson Chrispim.

De acordo com o secretário, os banheiros contam com energia solar para fazer funcionar a iluminação, por exemplo. “Além de ser mais confortável comparado ao banheiro químico, o modelo é ecológico. Esses sanitários são ligados à rede de esgoto, por isso não é necessário tratamento químico.” Segundo ele, o sistema de descarga foi desenvolvido pensando na economia de água. Os banheiros contam ainda com exaustor e pia. Luzes verde e vermelha no alto da porta identificam quando o espaço está sendo utilizado.

Cinco módulos, com banheiro masculino e feminino cada um, atenderão as feiras que não têm banheiro. Hoje, Jundiaí conta com 14 feiras livres e 18 varejões, incluindo os dois varejões noturnos.

As feiras
Marcos Brunholi destaca que os banheiros são mais um passo para a reorganização e modernização das feiras no município. Segundo ele, até julho de 2015 os feirantes devem adequar as bancas e usar alumínio como material. Cerca de 60% já se adaptaram.

“Nosso trabalho tem sido modelo para outros municípios. Daqui a duas semanas, receberemos a visita de representantes do Rio de Janeiro, que conhecerão as feiras daqui.”

Os feirantes contarão ainda com capacitação do Sebrae e orientações da vigilância sanitária.

Brunholi lembra que melhoria faz parte do Programa de Metas

Brunholi lembra que melhoria faz parte do Programa de Metas

Por Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/16/banheiros-agradam-feirantes-e-consumidores-no-eloy-chaves/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original