Emeb Aparecida Merino Elias realiza Feira Científico-Cultural

Publicada em 19/11/2013 às 16:06

“Hoje, o professor não fala. Quem fala é o aluno, que é o protagonista do conhecimento.” Esse é o lema da Feira Científico-Cultural realizada na Emeb Aparecida Merino Elias, no bairro do Medeiros, nesta terça-feira (19). Durante todo o dia, os 400 estudantes de 4 a 10 anos do período integral receberam os pais e visitantes preparados para dar explicações sobre os trabalhos que desenvolveram especialmente para o evento.

Mais
Concurso de Minicontos tem inscrições prorrogadas

Conheça o Blog da Secretaria de Educação

Estudantes fazem pesquisa para desenvolver projetos

Estudantes fazem pesquisa para desenvolver projetos

A Feira Científico-Cultural tem como objetivo principal mostrar o protagonismo infantil na aprendizagem do conteúdo dos trabalhos realizados durante o ano letivo.

Por meio dos projetos desenvolvidos nas mais diferentes áreas do conhecimento – como ciências naturais, matemática, história, geografia, língua portuguesa, artes, inglês, educação física e outros – e da utilização dos espaços nas salas de aula, foram montadas tendas nos jardins da escola onde os estudantes realizaram as oficinas para apresentação dos trabalhos.

A diretora da unidade, Vastí Ferrari Marques, explica que a feira é um espaço onde os alunos mostram na prática o que realmente aprenderam. “Eles explicam aos visitantes tudo sobre o assunto do projeto que desenvolveram.” A prática é a forma concreta, diz ela, de mostrar o conhecimento que adquiriram em todas as áreas.

Um dos professores da Emeb Aparecida Merino, Marcos Alves, disse que “este é o primeiro ano da Feira Científico-Cultural na nossa escola. E os alunos, como estudam em período integral, tiveram tempo para fazer pesquisa sobre os projetos da feira. Nossas crianças são geopolitizadas”.

Jornal e Pré-Sal
Entre os diversos projetos, um tratava do Pré-Sal e o outro sobre o jornal escolar ‘Merino Informa’. A aluna do 5º ano, Lara Graciano Viotto, de 10 anos, participou da oficina na área de Ciência, com o tema Pré-Sal. Segundo ela, “o petróleo é um assunto atual, interessante e importante, pois tudo que se faz hoje depende do petróleo”.

Já o estudante Pablo Gabriel Rocha, da mesma idade, trabalha no projeto do jornal escolar, que está na quarta edição. “Ele é bem elaborado, feito com capricho e traz muitas e boas informações.” O “Merino Informa”, criado para os estudantes, circula também no bairro, com edições de 600 exemplares, está conquistando patrocinadores e já faz parte da vida da comunidade.

Pablo faz o projeto do jornal e Lara tem o tema Pré-Sal

Pablo faz o projeto do jornal e Lara tem o tema Pré-Sal

Rosana Pagano
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/19/emeb-aparecida-merino-elias-realiza-feira-cientifico-cultural/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original