Jundiaí promove ‘Dia D’ contra dengue
Publicada em 21/11/2013 às 17:45Com a presença de uma emissora virtual de rádio para promover a prevenção contra a dengue, que manteve Jundiaí fora das ondas epidêmicas da doença em 2013, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado (23), a partir das 9h, o evento “Dia D” na praça Governador Pedro de Toledo, no Centro.
Mais
Campanhas de saúde ‘fecham’ em grande estilo
UBS Central define o local para nova sede
De acordo com os dados nacionais do Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti (LIRAa), divulgados pelo Ministério da Saúde dia 19 de novembro, Jundiaí está com o índice de infestação de 0,2% dos imóveis visitados, na faixa considerada satisfatória.
“É muito importante prepararmos amplamente a campanha. O Estado de São Paulo viveu uma epidemia neste ano”, destaca o secretário de Saúde Cláudio Miranda. Os casos autóctones de Jundiaí em 2013 foram 132, mas em todo o Estado chegaram a 198.897 casos até 10 de outubro.
“Neste ano vamos simular um estúdio de rádio, com o slogan ‘Rádio Dengue: Sua Saúde Está no Ar’, interagindo e orientando as pessoas”, afirma o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata.
Parcerias
O evento vai contar ainda com a participação de equipes de agentes comunitários de saúde (ACS), que são parceiros importantes das diversas etapas da campanha preventiva no Verão, quando as chuvas permitem a proliferação dos mosquitos. Para a população que passar pelo Centro neste sábado (23), será uma maneira informal e divertida de saber como colaborar para manter Jundiaí distante dos riscos da dengue.
A região Sudeste, de acordo com o Ministério da Saúde, tem a maior concentração de criadouros (47,9%) dentro de residências. A mesma conclusão foi apontada pelo levantamento feito pela equipe do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, entre 1º de outubro e 8 de novembro em mais de 8 mil imóveis do município.
Além da atenção da população para o cuidado especial com água parada em vasos de plantas, por exemplo, o trabalho também define os bairros mais afetados como prioridades para as ações que começam neste sábado e seguem até o segundo trimestre de 2014.
José Arnaldo de Oliveira
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial